Tuesday, January 01, 2008

Alvin and the Chipmunks




Alvin é um dos desenhos animados que mais proximo se mantem dos jovens dos anos 90, principalmente porque para alem do humor das suas personagens a quimica entre elas acabaram por alimentar o imaginario dos mais pequenos. Dai que com alguma surpresa e muitos anos depois observamos que estes desenhos animados iriam ser retratados para cinema. Muitas foram as duvidas principalmente, porque os amantes da serie tinham crescido e os mais novos nao tem contacto com estas personagens. Contudo desde logo se viu que as previsoes estavam erradas, o filme estourou com o Box Office com resultados magnificos que o tornaram num dos filmes mais rentaveis das ferias de natal, e nem a pessima recepçao critica do filme conseguiu abalar estes resultados.

è obvio que Alvin se encontra desactualizado, ou seja tudo actualizou e principalmente as pessoas que mais esparavam este filme, o seu humor ja nao se enquadra nas dinamicas humoristicas da actualidade e alias, o misticismo das personagens caiu em algum esquecimento, e isto no filme em si nao se consegue ultrapassar, fazendo com o filme seja infantil em demasia, mas incapaz de conseguir ser assimilado pelos adultos. E isto e o grande defeito do filme, tudo e demasiado fantasioso o que leva a que o filme nao tenha qualquer tipo de exigencia do que ser um filme divertido que consegue ser a espaços, embora tambem contenha momentos de grande aborrecimento.

O grande desafio do filme era criar a dinamica entre as personagens que era o ponto forte do filme, e aqui o filme nao consegue criar, a unica excepçao e entre Dave e Theodore, sendo que principalmente Alvin e algo posto de parte em todo o filme, sendo das personagens menos desenvolvidas das dinamicas cinematograficas.

Tambem a nivel produtivo o filme tem fraquezas desde logo a pequena dimensao dos chipmunks, que nao permite uma interacção conveniente entre as personagens humanas e os animados, sendo que esta dificuldade nunca consegue ser ultrapassada, e certo que permite os momentos mais hilariantes do filme, mas tambem e nestes momentos que o filme nao consegue ultrapassar as barreiras da fantasia.

O argumento tem uma dualidade que o limita, desde logo a necessidade do filme ser proximo da serie, contudo distante de uma populaçao adulta e demasiado restrito para os mais pequenos, mesmo neste particular achamos que o filme poderia ser mais desenvolvido principalmente porque nao consegue desenvolver satistaforiamente as personagens, com grande destaque para ALvin.

A realizaçao tinha uma dificuldade muito grande a tentativa de dar o maximo realismo a um filme impossivel de moldar neste particular, que e a pequena dimensao dos animais, e aqui nem sempre consegue transmitir de uma forma correcta a interaçao e a percepçao do que realmente acontece no filme.

No cast, todo o trabalho esta a cargo de Earl (Lee), e este e o grande problema do actor neste momento, devido a sua grande performance na serie, My Name Is Earl, nunca consegue se afastar por completo desta personagem, e dai que o seu encaixe no papel quase nunca e perfeito.


O melhor - O retorno de uma das melhores series de banda desenhada da nossa infancia


O Pior - Vermos que tudo demasiado infantil e que nos crescemos.


Avaliação - C-

No comments: