Monday, December 17, 2007

Michael Clayton




O cinema é prodigo em surpresas agradaveis, principalmente quando as suas estrelas maiores, apostam em experiencias de novos realizadores com nada a perder e tudo a ganhar. Foi o que aconteceu com Clooney, neste thriller, do escritor da saga bourne. O filme desde a sua estreia recebeu os maiores louvores criticos, que o tornou de tal forma visivel e comercialmente rentavel, que o coloca para ja na linha da frente na corrida pelos premios dos diferentes criticos.

O filme é acima de tudo um bom filme e competente nas suas bases principais, consegue ser maduro, coeso, interessante, com um bom ritmo, não e daqueles filmes que surpreenda o espectador, mas e de tal forma bem montado e competente que ficamos agradados com o facto de um realizador ainda recente conseguir desde ja apresentar uma obra tão matura.

A base e complicada, mas aos poucos é simplificada em prol do espectador, Michael Clayton e um advogado numa crise da meia idade, que se ve de repende chamado para remediar a loucura de um outro advogado da sua firma em loucura aparente, depois vê-se emaranhado num jogo de conspirações ao melhor nivel que o cinema nos conseguiu dar.

E daqueles filmes que deve ser valorizado pela forma como consegue ser simplista no cinema que apresenta, e porque demonstra que ainda se pode fazer filmes fortes sem uma forte vertente criativa. Mesmo que nao seja um filme magnifico, por este facto e dos filmes mais bem planeados e produzidos do ano, saindo-se bem em quase todos os pontos de valiação de uma obra cinematografica.

O argumento e uma das grandes vantagens do filme, e aqui e notorio que Gilroy mais que um realizador e um argumentista de primeiro nivel, pela forma coesa e planeada com que monta o seu guião, pelo facto de completar todos os espaços, pela forma como vai defenindo e planeando os movimentos temporais do filme, tudo e pensado nao so na concretização do filme sob o ponto de vista critico mas tambem para que este seja um objecto mais proximo do publico. Num argumento que e exemplo para mais novos.

Na realização parece-nos que Gilroy ainda tem muitas arestas por limar, por um lado porque nao arrisca nos planos, depois porque se centra em demasia das personagens que parecem por vezes desprovidas de contexto, achando que este aspecto se deve mais potenciado num futuro digamos promissor.

O cast do filme e o ponto mais valorizado do filme, se Clooney, surpreende com uma prestação intensa, embora nos pareça super valorizada, com a quantidade de premios que tem ganho, sendo uma prestação segura, densa, mas longe do brilhantismo necessario para este tipo de recepçao, nem que seja porque Wilkinson domina todas as cenas em que entra, e este sim um forte concorrente a estar nos premios de Janeiro e Fevereiro.


O melhor - A maturidade de um argumento simples.


O Pior - A falta de risco da realização


Avaliação - B

No comments: