Tuesday, December 25, 2007

Cassandra's Dream




A carreira nos ultimos anos de Woody Allen poderia ser considerada uma autentica montanha russa, principalmente nos ultimos anos, contrastando sucessos criticos com visibilidade comercial com autenticos fiascos a ambos os niveis que o colocam como um autor cada vez menos certo. E obvio que a dinamica narrativa carregada de intensidade dos dialogos esta sempre presente nas obras do autor, sao mesmo a sua figura de marca de Allen. Este Cassandra's Dream teve como barmotero o festival de cannes, desde logo se observou que o filme teria dificuldades em se afirmar na vertente critica, com uma dualidade bastante acentuada, mas com uma toada marcadamente negativa. esse facto conduziu a que o lançamento do filme fosse adiado, abdicando de qualquer tipo de disputa por galardoes, esperando uma melhor recepçao comercial em momentos de menos azafma.

Woody Allen mudou a toada dos seus filmes, inicialmente introduziu uma vertente mais policial e com toques de thriller, depois mudou o contexto do seu filme, tentando que Londres conduzi-se de novo ao sucesso, contudo e apos uma boa primeira tentativa, ja tem marcada viagem para Barcelona, depois dos falhanços sucessivos primeiro com Scoop e agora com este Cassandra's Dream. O que nos parece em Allen, e que esta a adquirir a premissa do menos esforço, ou seja so tenta inovar depois de perceber que as formular utilizadas estao gastas. Conseguiu surpreender com Match Point, tentando copiar as dinamicas em Scoop e principalmente neste Cassandra's Dream, os filmes nao tiveram a aceitaçao nem tao pouco a qualidade que o nome dele representa. talvez no seu proximo titulo poderemos ver inovaçao de sua parte.

O mal de Cassandra's Dream e que nao consegue ser serio nem engraçado, ou seja se por um lado o stress das personagens nunca conseguem ser comicas, por outro lado a descontração tipica dos filmes de Allen tambem nao conseguem que o filme ganhe a intensidade do Thriller que a historia representa, nunca conseguindo criar o suspense necessario e exigido pelo filme.

Nao que a historia do filme nao seja interessante e que o filme seja mal concretizado, ao abordar a tentativa de dois irmao enriquecerem atravez de um acordo com um tio que consta em matar a principal testemunha num caso contra este. Depois a dinamica do crime e castigo, de vivenciar com a morte, e o conflito pela personagens, nunca conseguindo surpreender principalmente quem esteve atento aos seus ultimos filmes.

Obviamente que Allen tem mais propensao para a comedia dramatica, do que propriamente para o drama policial, alias o seu estilo narrativo e de construçao de argumento nao se adapta a este ponto, so conseguindo mesmo esta aliança em Match Point. Isto porque Allen centra-se muito na eloquencia das suas personagens, numa analise algo comica dos conflitos das suas personagens, e nao permite que os seus filmes ganhem a profundidade necessaria para um policial com mais acçao.

Na realização Allen nunca esteve com grande brilhantismo, limita-se a seguir com o seu estilo irrequieto as personagens, e neste particular nao e visivel uma marca pessoal como realizador propriamente dito, neste filme poucas aventuras e riscos limitando-se ao mais basico possivel, se bem que isto se enquadra bem no tipo de filme em causa.

O cast, nos filmes de Allen e sempre mais forte quando este nao protagoniza, ja que nao centra o seu guiao nas suas especificidades muito proprias, aqui porem parece-nos que ele aproveita reduzidamente os materiais que tem nao aproveitando a profundidade dramatica de Mcregor, nem tao pouco o lado mais indie de farrel, que apesar de ambos se encontrarem em nivel positivos nunca ganham espaço para brilhar.


O melhor - Os dialogos iniciais das personagens


O Pior - A dificuldade de Allen conseguir com que o filme adquire um teor mais serio.


Avaliação - C

No comments: