Thursday, December 20, 2007

The Golden Compass


STARRING



Existe produções em Hollywood que sao autenticos poços de ambiçao, apostadas em controlar tudo o que e cinema, markting e se possivel conciliar isto com bons resultados criticos. Dois sao os generos que tem este poder, por um lado a vulgar animaçao familiar, e nos ultimos anos, os chamados filmes fantasticos, conjugando um caracter fantasioso, com uma açao epica. nos ultimos anos quer Senhor dos Aneis, quer Cronicas de Narnia foram os porta vozes deste novo fenomeno. Dai que nao e sem contexto que vimos a mesma produtora de Senhos dos Aneis apostar num projecto com paralelismos declarados com a obra de Jackson. Mas se o pacote nao deixava duvidas das semelhanças o certo e que o produto era diferente, e estava longe de corresponder ao rotulo que trazia, dai que a recepçao critica nao foi muito calorosa, e por outro lado, para as expectativas do filme, esteve longe de convencer com resultados comparativamente com as expectativas muito baixos, que o tornam o floop natalicio, aspecto que poucos previam.

A unica certeza que podemos ter deste filme e que sabemos que existe bons produtores de ficção cientifica na New Lina, alias quem vir o filme sabe onde foi canalizado todo o budget, e se inicialmente ja ficamos estupfactos com a perfeiçao dos animais falantes, quando começamos a ter contacto com as sequencias de acçao entre ursos polares, vimos que o filme, nao brinca neste aspecto. Contudo isto nao chega para fazer um filme fantastico que seja ao mesmo tempo simples, e epicamente grandioso, e é neste aspecto que o filme falha, primeiro porque os pressupostos de interealidade, sao tao simples que acabam por ser confusos na sua genese final, e depois porque o filme por esta mesma simplicidade e forma de articulação da historia nao consegue adquiri a grandiosidade necessaria para um epico. Assim saimos com a sensaçao que o filme não nos preenche, que apenas ficamos com uma tentativa que nao resulta em obra quase nenhuma, senao vejamos as sucessivas tentativas de preencher tempo com pouco conteudo para acçao.

outro erro do filme e que rapidamente vimos, que o filme esta a pensar na saga, na forma calma como vai introduzindo os dados, na forma espaçada e como se centra os planos, na forma como esconde as personagens, contudo tudo esta dependente de resultados, e para uma historia assim, deviam de alguma forma ter estudado a probabilidade do filme nao resultar, como parece estar a aconter.

O argumento, parte de um livro e neste particular tenta ser fiel a sua fonte, a forma como caracteriza as personagens, como tenta ser denso, ate e louvavel, contudo nunca consegue adquirir os traços necessarios para ser grande. Falha na forma lenta como introduz o filme talvez para render para os outros filmes, mas isso faz com que rapidamente os especadores se desliguem do filme, talvez de forma permanente.

Weitz e um bom realizador, principalmente porque é certinho naquilo que faz, contudo nota-se que encontra desfocado do seu genero, mais ligado a comedias sentimentalistas e intimistas, ja que sente-se mais a vontade e arrisca mais nas expressoes da personagem do que propriamente em fazer render os efeitos especiais, mesmo que estes nao precisem de muito esforço para se fazer notar.

Se existe filme que nao e de personagens e este Golden Compass, alias o actores sao tao pouco postos a prova que de alguma forma ate nos abstraimos dos grandes nomes que entram no filme, ficando a sensação que o filme teria o mesmo valor independentemente da participaçao de Craig, ou Kidman.


O melhor - Os efeitos especiais


O pior - A falta de dimensao do filme para os seus pressupostos.


Avaliação - C-

No comments: