Sunday, December 16, 2007

Enchanted




Para o final do ano, é normal aparecerem as apostas em imagem real da produtora BuenaVista acessoriada pela Walt Disney, normalmente estes filmes tornam-se sucessos comerciais com grande fulgor, contudo este ano pensavasse que este Enchanted fosse um filme mais infantil com mistura de animaçao, e nao uma aposta muito forte por parte desta produtora, contudo a verdade foi outra, o filme foi um verdadeiro Boom, em todas as circustancias, ja que se tornou um bom sucesso de bilheteira, e um dos filmes mais valorizados do ponto de vista critico chegando mesmo à nomeaçao para o globo de ouro para a protagonista Amy Adams, e ser mesmo referida por alguns criticos como possivel concorrente ao oscares da academia.

O cinema busca cada vez mais ideias novas, e filmes creativos, e neste particular Enchanted vai muito longe principalmente no facto de pegar na forma mais tradicional do cinema como a animação basica do filme de encantar, enquadrando-a num ambiente nova iroquino, num misto total de animaçao e imagens reais.

O filme consegue ao mesmo tempo dois pontos muito interessantes, ser um filme ao mesmo tempo infantil na forma basica com que contextualiza sentimentos e personagens, mas tambem comsegue ser um filme comico.

A historia parece absurda mas acaba por ser muito bem traduzida em imagens, uma princesa de um filme de animaçao vê-se de repente perdida em nova york actual, onde quase nada parece retirado de uma historia de encatar, e onde relaciona-se com uma famila monoparental, depois regressa o seu principe encantado, e a bruxa má, numa mistura com um produto final muito positivo. O unico ponto que nos parece menos elaborado e a forma de conclusao do filme, demasiado obvia e sem a intensidade normal deste tipo de filmes.

O argumento tem todos os ingredientes que estes devem, ter e coerente com os seus propositovos, original, creativo, as personagens muito bem caracterizadas e com a capacidade de se aproximar de uma forma simplista do publico, enfim a grande mais valia do filme.

A realização é um pouco incoerente, se por um lado tenta sempre que as suas imagens sejam fortes para o espectador por outro nao consegue controlar alguns impulsos, mais exagerados, quando nos parece que os meios nao permitiriam tais riscos. mesmo assim nao coloca em causa a qualidade do filme.

Neste tipo de filmes o tipico era econtrarmos actores proximos do publico, mais conhecidos pela sua imagem do que propriamente pelas suas capacidades de interpretação, mas aqui encontramos plenamente o contrario, ja que Adams, e mais reconhecida pela critica do que propriamente pelo publico, sendo uma surpresa agradavel para estes, ja que consegue conciliar os aspectors de uma boa interpretação com uma presença fisica forte. Nos papeis masculinos se Madsen se encontra mais ligado ao esteriotipo acima descrito, apesar de este ano ter surpreendido num conjunto forte de papeis. Dempsey, em mare alta pela prestaçao em Anatomia de Grey, encontra-se no seu estilo tipico, e funciona muito bem nos objectivos do filme


O melhor - A criatividade do guiao.


O pior - O final do filme.


Avaliação - B

No comments: