Saturday, December 01, 2007

Fred Claus




fred Claus ven enquadrado dentro do espirito natalicio que surge sempre associado a produções de maior dimensão, neste particular sobre o pronuncio de comedia e acima de tudo com uma equipa produtiva que normalmente consegue sucessos extremos neste terreno. As expectativas estavam lançadas mesmo que normalmente neste periodo esteja sempre tudo mais atento aos lançamentos para o Oscares. Os resultados talvez por estes mesmos pontos foram algo medianos, por um lado o filme apesar de ter obtido resultados consistentes de bilheteira nao estourou com as mesmas e acima de tudo a dificuldade de se impor no ponto de vista critica onde nao foi alem do desprezo dos criticos.

este filme e acima de tudo uma mistura, por um lado a mistura de um humor nem sempre familiar tipico nos filmes de Vaughn com aquela rebeldia que lhe e assinalavel, por outro a criatividade do tema do filme, contar a historia do irmao do pai natal tem o seu que de insolito, contudo o filme nunca assume esta vertente mais noir acabando por se condicionar na sua vertente extremamente familiar e pouco engraçada. Alias o filme que promete creatividade pouco mais e de que um filme familiar sobre o pai natal e com as relaçoes e rotina logica de qualquer filme deste tipo, desaproveitando este ponto. Do ponto de vista de comedia a desilulsao tambem e grande o filme raramente consegue ser engraçado e nunca ultrapassa a barreira do bem disposto.

A hsitoria tem tambem um pouco concretizavem listo de realidade e fantasia, que nao consegue se integrar bem, nao demonstrando grande coesao. O filme funciona no seu ponto de vista de familia e sentimento mas desilude quanto a marca de autor.

O argumento apesar de inicialmente parecer extremamente original e forte, acaba por se traduzir num filme quase infantil, demasiado fantasioso e sem arrojo na forma como cria as suas situaçoes humoristicas. As personagens demasiado esteriotipadas, salvando se do ponto de vista de moratoria.

A realizaçao tem diversas deficiencia, nao consegue acompanhar a grandiosidade que o filme exigia, falha quando tenta exigir e explorar a parte fantasiosa, safando se apenas na recriaçao do ambiente natalicio do polo norte, no que diz respeito ao efeitos especiais tambem deixam a desejar.

O cast e talvez um dos casts mais fortes do ano, juntar este naipe de actores num drama de autor iria certamente deixar muita gente a salivar, contudo num filme tao infantil e pouco exigente como este parece despredicio e e verdade que o e, e faz-nos pensar o que passou pela cabeça destes actores.


O melhor - A moral bem executada e positivismo do filme.

~

O Pior - Nao concretizar em nenhum momento um humor mordaz prometido


Avaliação - C

No comments: