Friday, December 21, 2007

Awake




Existem filme que são conjugações perfeitas para as derrapagens criticas, e este Awake tem uma serie de pressupostos que fazia deste filme um alvo facil para os criticos mais acerrimos. Primeiro porque surgia numa epoca em que os criticos estao com os gostos apurados principalmente porque nesta altura surgem os filmes mais fortes. E depois porque a dupla de actores protagonistas estao longe de cais no goto das preferencias dos criticos de Hollywood. dai que sem qualquer tipo de surpresa o filme foi na generalidade arrasado pela critica salvando-se as opinioes de alguns mais abertos que acharam o filme dinamico e original. Na bilheteira este aspecto ressentiu-se não conseguindo se impor nas dificeis batalhas comerciais.

O primeiro aspecto é que o filme esta cheio de boas intensões, ou seja tenta ser dinamico, original, com uma serie de perssupostos interessantes, que resultam num filme mediano, mas com valor em aspectos particulares, que poe em causa todo o derrotismo em torno do filme. E certo que por vezes cai em facilitismos demasiado romanticos, e muito ficcionais, como o reencontro mae filho no mundo paralelo, que soa um pouco a falta de imaginaçao, ou entao a dinamicas mais primarias de como construir um argumento, que na sua base ate parece capaz de render, e que nos parece que isso acontece a espaços, mesmo que na sua totalidade existe determinados momentos em que a imaginação dos criadores estava de folga.

E obvio que o filme e surpreendente, contudo esta surpresa nunca e grandiosa, ou seja tudo e montado a um ritmo interessante, mas nem sequer permite que o especator pense muito sobre isso, ou seja apesar de ritmado, falta alguma densidade narrativa ao filme.

A historia conta-nos um jovem casal, em que o homem decide fazer um transplante do coraçao, ate que ve que a sua anastesia apenas funcionou num ponto de vista fisico e nao no que diz respeito a sensações, depois uma panoplia de twists narrativos, quase alucinantes que torna o filme interessante para ver, sem muito exercicio atençao e de reflexao.

O argumento apesar de nos parecer interessante na vertente mais enterteiner, parece-nos por vezes descabido de densidade e profundidade, que lhe carece de alguma qualidade de pontos especificos. Este aspecto e muito visivel principalmente na criaçao e definiçao das personagens.

A realização é demasiado mediana para ser analisada, quase nunca damos por ela, mesmo pensando que o argumento poderia ser interessante, se fosse filmado de uma outra forma.

O cast é algo dicotomico, se por um lado penso que Christiensen, ate se consegue salvar num papel dificil, dando a entender que e um pouco mal amado na critica, ja Alba denota que e pouco mais que uma cara bonita, sem pouca chama ou densidade artistica. Ja Howard merece filmes mais profundos e fortes dramaticamente.


O melhor - A objectividade narrativa do filme


O pior - ALgum romantismo em alguns atalhos da historia


Avaliação - C+

No comments: