Sunday, December 16, 2007

Hitman




Se olharmos para as adaptaçoes de jogos de computador ao cinema muito poucas entram dentro do limite do aceitavel, embora haja sempre alguma expectativa em torno destas, Hitman nao fugia a regra principalmente tendo em conta a força e a presença do protagonista, existia alguma expectativa pela forma como iria ser retratado no cinema. Desde logo a escolha de um actor em subida de rendimento poderia antever algum sucesso. E se do ponto de vista comercial o filme ate conseguiu comparativamente com outras adaptaçoes ter algum sucesso, do ponto de vista critico o filme foi na onda de outras adaptaçoes com uma recepçao bastante negativa.

O mal deste tipo de filmes, e principalmente de Hitman, e que apenas pega no conceito e nao o consegue dotar de complementos eficaz a historia minimalista de um jogo de computador, sendo que grande parte das vezes o filme é apenas uma pequena historia, sem qualquer tipo de recheio e pouco conteudo, e nestwe Hitman isso realça-se mais que nunca, primeiro porque para complementar a falta de ideias o realizador limita-se a filmar os passos sem qualquer tipo de conteudo da personagem, e acima de tudo porque o sumo do filme e tao minimalista, que achamos mesmo que tem menos pontos de contacto do que propriamente o jogo.

O filme tem uma falta de interesse gritante, ou seja o filme e fragmentado, pouco coeso, com um argumento que e ao mesmo tempo pouco logico, como confuso, nao se percebendo quase nunca o porque, nem quando as explicaçoes sao dadas, num filme que parte de um pressuposto e uma intenção de ser o mais simples possivel.

A historia e a do jogo, um assassino que nao sabemos como nem onde aparece, tem que matar uns quantos e depois ve que depois esta a ser ele tambem presseguido quer por outros criminosos quer pela propria policia de diferentes policiais, depois o jogo do rato e gato. E termina a parte compreensivel do filme tudo o resto e uma confusao tremenda, num filme que vem mais uma vez provar a fraca imaginação dos argumentistas da adaptaçao de jogos.

Alias o argumento do filme e o ponto mais debil do filme, as personagens sao desprovidas de qualquer caracterização nem tao pouco contextualizaçao, sao personagens que vagueiam e lutam por si propria, a tentativa de dar adereços ao filme é um autentico atentado ao entertenimento, tornando o filme quase indegesto.

A realização e o ponto mais positivo do filme, efectuada da forma como o jogo e filmado, sem duvida que esta fidelidade e extremamente interessante, principalmente nas imagens e na forma como a caracterizaçao fisica do personagem faz as pessoas associar sempre o jogo, e a atmosfera criada neste.

O cast exigia uma personagem forte com carisma, e Olyphant ainda esta longe dos requesitos para este papel, e quando parado o actor ainda consegue ser um bom interprete para o agente 47, quando o papel exige mais fisicamente quase nunca se encontra aquilo que o nosso imaginario pedia, mesmo que o filme nunca exiga grandes dotes de interpretaçao que talvez o actor tb nao o tenho.


O melhor - As imagens de tras do personagem


O Pior - Aquilo a que se chama total confusao no argumento


Avaliação - D+

No comments: