Thursday, November 02, 2006


A Praire Home Companion - Nos Bastidores da Rádio

Starring:
Lily Tomlin, Meryl Streep, Maya Rudolph, Lindsay Lohan, John C. Reilly
Directed by:
Robert Altman

Robert Altman é sem sombra de duvidas um dos autores mais reconhecidos no cinema actual, capaz de reunir sempre elencos recheados de estrelas que sonham ser dirigidas por ele. Contudo nos ultimos 10 anos Altman teria sido totalmente esquecido, não fosse Godford Park, que acabou por o trazer de novo para perto do publico e dos criticos, mesmo assim nao mais repetir nesta decada a fama atingida neste titulo.
Este seu novo filme vem na linha do que e tipico em Altman, ou seja um espaço e o constante movimentar de diversas personagens, sendo que altman diambula como um estranho por aquele lugar. Desta vez vamos ate aos bastidores de um programa de radio em directo que se encontra no seu ultimo programa, com toda a melancolia que assiste a este tipo de eventos. Aos poucos vamos conheciendo os dramas das personagens, e as ligações sempre ao som de musica country.
Também o aspecto mitologico comum em ALtman esta presente pela mão do anjo interpretado por Virginia Madsen que é como o destino.
O filme acabou por obter os melhores resultados de bilheteira de Altman nos ultimos anos, e mesmo as criticas foram na sua maioria positivas, mesmo que nao sejam apaixonantes.
E o filme é mesmo isso, interessante, emotivo principalmente na fase final, mas pouco intenso e um pouco aborrecido, ja que o sentimento de entranheza esta presente um pouco ao longo de todo o filme.
O excesso musical acaba tambem por retirar algum conteudo ao filme, ja que nao lhe da espaço para grandes desenvolvimento.
O argumento do Filme, e como e mais normal em Altman acaba por ser o ponto mais debil do filme, ja que a historia esta longe de grandes momentos e brilhantismo sendo apenas um conjunto de personagens num local em interação.
O cast ao melhor nivel apresentado por Altman, com excelentes prestações de Streep, Madnsen, Harelsson, e Reilly. revelando uma Lohan bem mais capaz do que a actriz de MTV que estamos habituados
O ponto forte do filme acaba por ser a forma como Altman realiza um estranho no seu proprio filme, pedindo licença para filmar, dando um realismo e uma sensação voyerista interessante.
O filme acaba por ser positivo, interessante mas longe de ser brilhante e de criar grandes expetativas.

O melhor - O estilo Altman ainda vale o que vale.

O pior - O argumento ter momentos de grande desinteresse, e aborrecidos

Avaliação - B-

No comments: