Saturday, November 25, 2006


007 Casino Royale

Starring:
Daniel Craig, Judi Dench, Mads Mikkelsen, Eva Green, Jeffrey Wright
Directed by:
Martin Campbell

Desde logo convem salientar que estou muito longe de ser fã da saga considerando a maioria dos titulos sem sabor, muito semelhantes entre si, e uma personagem quase mumificado, com tiques arrogantes.
Contudo James Bond ja tem mais de 20 sucessos, sendo uma obra singular no panorama cinematografico, contudo e depois de um periodo retratado por Brosman onde a saga em nada evoluiu, trazendo apenas filmes baseados em efeitos especiais e argumentos muito fracos. Sentiu-se a necessidade de revolucionar a saga, ja que os fãs passaram a simples seguidores. Para isso a aposta foi extremamente revolucionaria, desde logo deixaram riscos de lado e apostaram na final edição do primeiro livro do agente para o filme, por outro contrataram talvez o argumentista mais conceituado de hollywood, vencedor de dois oscares consecutivos, sendo que o seu ultimo filme como realizados Crash acabaria mesmo por ganhar um oscar. Um realizador que tinha sido responsavel pelo ultimo filme valorizado da serie "goldeneye". Todo os riscos se concentraram na decisao polemica de Daniel Craig para encarar o agente secreto mais conhecido do mundo. Houve discussão, manifestações boicotes, de tudo um pouco contra esta escolha, o actor humildemente pediu para os fãs aguardarem.
E desde logo podemos dizer que a resposta foi impressionante, primeiro porque este filme marca um recomeçar de uma serie que parecia caminhar para a morte, depois porque perde todo o cinzento que estava presente nos filmes anteriores e acima de tudo Daniel Craig acrescenta um ponto importantissimo e uma margem de manobra imensa a saga... ja que ao contrario dos outros Bons, concilia o charme com uma capacidade de actuação impressionantes.
Os resultados estao a vista o filme tornou-se num sucesso incrivel de critica, sendo que a nivel de bilheteira nao conseguiu sair do resisto habitual.
Em termos de historia vamos conhecer os primeiros passos de Bond como agente num filme que aposta em nos dar a conhecer a personagem, mais que a missão, num filme riquissimo quer do ponto de vista de acção, quer nos dialogos encetados pelas personagens.
O filme adopta um ritmo impressionante, com uma disponibilidade fisica total dos actores e como momentos de humor pouco comuns na serie.
Um dos pontos positivos do filme e a riqueza do argumento, articulado e interessante Harris mostra o porque de ser o autor mais conceituado do momento, oferencendo um filme ao mesmo tempo intenso e cativante, onde as personagens sao interessantes e os seus motivos tb.
A realização, Campbel apesar de nao ser um mestre, movimenta-se nos blocbusters de acção com muita segurança tendo em conta a sua experiencia em filmes da saga e na saga de Zorro.
Contudo o aspecto mais forte do filme acaba por estar concentrado na escolha muito feliz de Craig, carismatico, capaz de oferecer momentos de boa actuação a Bond, e acima de tudo com um humor quase currosivo que torna a personagem bem mais interessante, nao tenho duvidas a afirmar que a escolha abre portas de qualidade à saga. Por sua vez a escolha de Green, penso que sera mais discutivel, nao pela falta de qualidade de intrepretação, mas porque normalmente bondgirl significa beleza, e penso que esta caracteristica e extremamente discutivel na actriz francesa.
Enfim um filme que fãs pessoas que gostam pouco de Bond tornarem-se mais interessados na personagem, um filme que acorda o passado mas acima de tudo prepara o futuro.

O melhor - Daniel Craig...a produtora foi abençoada na escolha

O pior - As linhas narrativas de Bond, criam barreiras que nao podem ser ultrapassaveis, provocando alguma previsibilidade em alguns momentos

Avaliação - B+

No comments: