Wednesday, November 15, 2006


Flyboys

Starring:
James Franco, Jean Reno, David Ellison, Martin Henderson, Jennifer Decker
Directed by:
Tony Bill

Exitem filmes que são extremos paradoxos no panorama cinematografico. E este Flyboys acaba por ser dos maiores encontrados. Num meio termo entre top Gun e Pearl Harbor, surge um filme que nos parece do ponto de vista técnico produtivo e ambicioso, mas ao mesmo tempo limitado sob o ponto de vista de argumento e cast.
Dai que o resultado também seja ele dificil de definir, seria este um filme menor? ou seria uma mega produção? Os maus resultados são claros, do ponto de vista de bilheteira o filme foi um fiasco brutal, e do ponto de vista critico a indiferença foi a reaçao mais visivel relativamente a este filme.
O filme conta a historia de um batalhao de aviadores e das suas aventuras durante a segunda guerra mundial, desde os conflitos no grupo, paixoes e uniao á de tudo um pouco, com os esteriotipos tipicos deste tipo de filmes. Grande parte dos extensos 140 minutos sao passados em sequencias de ação no ceu, muito bem realizadas, com algumas aproximaçoes aos comics. O filme com o seu passar vai se tornando muito previsivel acabando com o final tipico.
O argumento do filme e muito deficitario, extremamente simplista para uma grande produção, e com uma sequencia narrativa algo desinteressante, faltando-lhe coraçao para ser um filme marcante.
Do ponto de vista de realização estamos perante uma das revelacoes do ano, ja que o estreante Bill nos parece que arriscou bastante e venceu um desafio dificil, sendo o filme extremamente rico do ponto de vista visual. com as sequencias de ação a depertarem ate o mais simples corpo morto.
COntudo as duvidas relativas a ambiçao do filme centra-se acima de tudo no cast escolhido, ja que novamente parece-nos que Franco esta longe do carisma necessario para assumir protagonismo em filmes de primeira linha, embora ja nao seja a primeira vez que o faça. Sendo importante referir que sempre que isto acontece os filmes se tornam em claros desastres de bilheteira. Terá ligação?
Tambem Hendersson nos parece um pouco mediocre, conduzindo a um cast de segunda que embora nao prejudique o filme, não permite dar a essencia necessaria as personagens ja de si limitadas.
Enfim a aposta mais "rica" na tentativa de fazer de Franco uma estrela maior, num filme a partida maior, mas que nao consegue sair da mediania.

O melhor - As sequencias de acção em ceu aberto... muito bem realizadas

O pior - Continuarem a insistir em Franco na liderança de filmes de acção... ate quando?

Avaliação - C+

No comments: