Sunday, November 12, 2006


The Departed - Entre Inimigos

Starring:
Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg,
Directed by:
Martin Scorsese

O mito Scorsese tornou-se das maiores figuras vivas do cinema actual, na sua carreira encontramos uma duzia de obras primas capazes de constar nos manuais de todos os amantes de cinema, contudo o reconhecimento por parte dos premios incrivelmente nunca aconteceu. Como se podera explicar que um dos maior autores da historia nunca tenha ganho um simples oscar... E facil não se explica.
COntudo neste filme parece claro que Marty esta longe de se preocupar com isso, esquecendo todo o academismo que demonstrou em Aviador, e fazendo um filme muito na linha dos que lhe deram sucesso, envolvendo mafiosos, assassinos e acima de tudo uma brutalidade espetacular.
Contudo o mais engraçado e que neste filme finalmente o autor volta a ter um reconhecimento generalizado, sendo ate a data um dos mais fortes candidatos aos premios, e um sucesso de bilheteira. Parece que Marty encontrou-se de novo com o sucesso.
Mas este sucesso é explicado e justo pela forma como o filme e construido, com base numa historia muito interessante, com personagens de fazer historia no cinema, o jogo do gato e do rato, tem um dos capitulos mais interessantes da sua prestação no cinema, num filme complexo, forte emocionalmente, bem escrito principalmente em materia de dialogos e muito bem intrepertado.
A historia centra-se na tentativa de dois infiltrados um na policia outro numa familia mafiosa, encontrar o outro "rato", a busca faz-se a um ritmo brutal, num encadeamento de acontecimentos muito bem ligados e dispostos de uma forma muito bem conseguida. Para terminar num final magistral, bruto e seco, muito ao estilo que Scrosese gosta... quem nao se lembra do epico final de taxi driver ou mesmo recentemente de Gangs of new york.
O argumento, mais que original. acenta em ideias simples, demosntrando que sem ter de inventar muito se pode fazer um filme empolgante interessante e muito bem encadeado, capaz de provocar um interesse constante durante os rapidos 151 minutos de filme.
A realização esta ao nivel que Scrosese nos habituou, brilhando em grande escala os planos de Nicholson. Um dos pontos mais fortes do filme.
A intrepretação do filme esta a um nivel enorme, que nao surpreende tendo em conta o nivel de actores requesitados para o filme. Enquanto que Di Caprio e Dammon, se assumem a cada dia que passa como duas das maiores estrelas da da sua geração conjugando carisma com um grande nivel de interpretação, produzido ao melhor nivel de ambos para este filme. Por sua vez Nicholson demonstra mais uma vez a razão de ser o actor mais premiado de Hollywood, nao surpreendendo ninguem se juntar aos seus palmares mais uns titulos nesta temporada. De referir a excelente prestação de Walhberg, a querer retirar a sua faceta de heroi basico de acção, e que nos oferece a personagem com dialogos mais interessantes do filme, e talves a prestação que nos fica mais na retina, se exceptuarmos o sempre brilhante Nicholson.
ENfim um dos melhores filmes do ano, e que de certeza que iremos ouvir falar muito dele, entre dezembro e Março na epoca dos premios.

O melhor - A forma como todo o filme e construido, e a mestria de um autor em toda a sua plenitude.

O Pior - Que sea realizado por autor que tem na sua carreira filmes tão bons como Taxi Driver, e que juntam a todas as qualidades deste a originalidade.

Avaliação - A-

No comments: