Tuesday, November 28, 2006


Saw 3 - Jogos Mortais 3

Starring:
Tobin Bell, Shawnee Smith, Bahar Soomekh, Angus MacFadyen, Dina Meyer
Directed by:
Darren Lynn Bousman

Se existe saga que de alguma forma tem revolucionado nos ultimos anos o cinema de terror, essa saga chama-se Saw, um conjunto de filmes sempre lançados na semana so Halloween, e que aos poucos entraram para o culto do cinema de terror pelo sadismo e acima de tudo pela surpresa de argumentos privisiveis. Foi assim nos primeiros dois titulos, extremamente simplistas sem grandes complexidades baseando-se apenas nos jogos sadicos de "Jigsaw".
Dai que se aguardava com alguma expectativa, o 3 filme da saga, principalmente porque o segundo filme acabou por conseguir manter o nivel do primeiro coisa que se afigurava quase impossivel. COntudo no melhor pano cai a nodoa. Quando pensavasse que a formula estava encontrada eis que a ambiçao dos produtores conduz a um filme mais elaborado, mais moralista e acaba por se alhear do que realmente era o trunfo do filme a sua simplicidade. Assim a historia fica mais desinteressante, passando a ser mais um filme de personagens, os jogos tornam.se demasiado crus e sem a dimensao psiquica que tão bem acompanhavam. e o filme mascara-se num moralismo algo deficitario. O resultado a nivel de bilheteira foi agradavel, contudo a critica pela primeira vez reprovou o filme. E isto porque o filme corta com o protocolo que bons resultados tinha dado, na ambiçao de fornecer mais conteudo, mais interação as personagens, contudo nao era isto que o filme necessitava, sendo esta contextualização efectuada de uma forma muito pobre.
O argumento e claramente muito pobre, tenta ganhar intensidade com a reviravolta final, contudo ela parece encaixada em forma de retalho, apenas com o objectivo de colocar um final surpreendente. Tambem a nivel de desenvolvimento da trama o filme parece algo disconexo e sem sentido.
A realização também nao é das melhores, optando por planos maioritariamente muito escuuros, que de alguma forma retira a dimensao sentimental ao filme.
A nivel de cast, nenhum dos Saws ficou marcado por grandes interpretações, observando-se mais uma vez um cast recheado de desconhecidos, e com talento muito diminuto.
Emfim o pior da saga, com distancia, e provavelmente dificilmente teremos um outro Saw de sucesso

O melhor - Mesmo assim e do melhor que se faz de terror em Hollywood.

O pior - Ter chegado ao inevitavel, ou seja nao conseguir ter o nivel dos primeiros, sendo pior com diferença

Avaliação - C

No comments: