Sunday, July 28, 2024

The Fall Guy

 2024 era um ano onde os principais ingredientes para a epoca de blockbusters nao era propriamente forte, com exceção de algumas sequelas. Dai que a abertura com este conceito novo aproveitando o excelente momento pos oscares dos seus protagonistas, levantou ao filme um mediatismo instantaneo, principalmente por entrar num mundo dos duplos. Criticamente o filme conseguiu boas avaliaçoes e tudo parecia apostado para este filme se tornar num sucesso instantaneo de verao e dar o arranque a essa fase, mas nada disso se materealizou desde logo nos EUA onde o resultado foi dececionante mas mesmo no resto do mundo o filme ficou muito longo do que se previu numa fase inicial.

Sobre o filme podemos dizer que o filme ser uma homenagem aos  duplos e um ponto positivo, o filme sublinha muito isso do primeiro ao ultimo minuto, no exagero mas acima de tudo em os tornar numa face visivel. O problema do filme e que para alem deste ponto pouco mais consegue ter do que um entertenimento rapido, algumas sequencias de humor e uma intriga previsivel que quer dar momentos de açao de estudio e pouco mais.

Onde o filme falha, é onde se esperava que menos falhasse em tornar o lado romantico dos seus protagonistas como claramente secundario. Fica a ideia que o filme esta a espera de ser absurdamente engraçado em alguns pontos e que com isso abandone a coesao narrativa de uma historia sofrivel, e mais que isso que o filme consiga unir diversos pontos numa obra coesa que nao consegue ser.

Por tudo isto temos um filme que cumpre a sua funçao basica de enterter no verão, que muitos vao gostar das façanhas e aquele humor despreendido de GOsling, mas efetivamente o filme tem muitos outros poucos elementos que o diferenciem. Numa altura em que o filme foi uma das grandes apostas comerciais, como filme de base deveria ter muito mais ingredientes para ser relevante nos diversos pontos.

A historia fala de um duplo de sucesso que depois de um ano é chamado novamente a ação para entrar no novo projeto da sua ex-namorada, mas que percebe ser um plano para algo bem maior.

No que diz respeito ao argumento o filme ate pode ser competente no humor e estilo utilizado, algumas sequencias neste particular funcionam. Na narrativa central, e sofrivel, tipico de um filme de açao de estudio sem grandes artefactos no lado amoroso o filme existe apenas em tempos livres e isso acaba por nao ir de encontro ao que talvez os espetadores esperassem.

Na realizaçao o projeto e assinado por Leitch um realizador de filmes de açao disruptivos que teve o ano passado em Bullet Proof um dos bons filmes do ano. Aqui temos muitos efeitos, muito exercicio de estilo mas pouco mais do que um filme de estudio que junta açao e comedia, um plano onde o realizador tem ganho dimensao.

No cast Gosling em um filme tipico para ele ja que une os seus fatores comicos com os de heroi de açao, e nisso ele funciona por que tem o carisma para liderar um projeto destes. Fica a ideia que Blunt e totalmente desaproveitada no filme, e JOhnsson e uma especie de presença imbecil que nos faz lembrar dos seus tempos de Kick Ass.


O melhor - Humoristicamente o filme funciona


O pior - Em termos romanticos o filme nao existe em nenhum momento


 Avaliação - C+

No comments: