Wednesday, July 31, 2024

Bad Boys: Ride or Die

 Vinte e nove anos depois de Michael Bay ter transformado dois dos atores mais conhecidos naquele momento numa das melhores duplas policiais que existe memória, eis que surge ainda uma sequela, numa fase da vida em que estes ainda tentam à dinâmica da idade. Este novo capitulo, aparentemente o quarto teve uma receção critica mediana, como a maioria dos filmes, sendo que comercialmente num ano onde todos quase falharam, este classico policial acabou por ter resultados convincentes demonstrando que apesar da idade ainda existe curiosidade em torno destes Bad Boys.

Sobre o novo filme em termos narrativos e do estilo o filme trás pouco de novo, o envelhecimento dos seus personagens retirou-lhe a possibilidade do carisma de outros tempos, ou mesmo uma frescura para as sequencias de ação mais explosivas, embora o filme continue a tentar. Uma das assinaturas do filme, regressa mesmo sem Bay, que é a forma quase in action que a saga aposta para transmitir as imagens dos momentos de confronto, aqui realizadas de uma forma muito particular.

Fica a sensação que o filme tenta ser fiel ao estilo que os primeiros filmes tem, colocando novas personagens para algum do efeito que poderá ficar proibitivo em face da idade dos seus protagonistas, mas pouco mais. A narrativa com uma arvore geneologica quase incomrpeensivel acaba por ser demasiado rebuscada, num filme de processos simples, previsivel, e que vive de um ou outro ponto de humor.

O filme continua com a dupla de sempre, agora numa fase adiantada da vida e em luto por ter perdido o fio condutor da sua chefia. Neste filme a intriga entra dentro dos policias, e a dupla tem que tentar salvar a imagem do amigo de sempre agora associado a um esquema de corrupção com os carteis.

Em termos de argumento, na base na intriga o filme arrisca muito pouco, uma historia previsivel, igual a tantar outras, deixando a despesa no humor das personagens, onde parece que funciona sempre mais nos secundarios do que propriamente na dupla de protagonistas.

Com Bay de fora a realizaçao foi entregue a dupla que ja tinha estado no filme anterior. A assinatura das sequencias de ação e algo muito particular no filme, onde se denota a forma como todo o filme homenageia a forma unica de Bay captar estas imagens. Isso nao e propriamente o melhor curriculo mas em Bad Boys seria dificil retirar esse cunho.

No cast eu penso que Smith ainda tem algum vigor para este tipo de filme, Lawrence não, e isso faz com que tambem em termos humoristicos as coisas nao fluam tao facilmente e o filme sente isso. Normalmente este tipo de filme nao chama outras figuras de primeira linha dai que é tudo algo basico.


O melhor - A forma de filmas das sequencias de açao

O pior - A forma como a intriga e quase de um serie b de açao


Avaliação - C

No comments: