Thursday, December 29, 2022

Violent Night

 O espirito natalicio é algo omnipresente no mundo do cinema, que já teve todas as suas abordagens na maior parte de estilos e feitios. Este ano surgiu mais um desses filmes concretamente um que marca a ligação entre um pai natal ranger e justiceiro com um grupo de criminosos num palacio de uma familia abastada. Em termos criticos esta curiosa abordagem foi recebida com mediania. Comercialmente o projeto conseguiu resultados consistentes principalmente tendo em conta algum non sense que o filme acaba por ser.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo é o John Wick mas que esta personagem acaba por ser o pai natal. Soa a estranho e o filme é mesmo isso um exercicio de rebeldia simples pouco elaborada, com muita violência e sangue sem grande aprumo narrativo que resulta num projeto demasiado obvio para o seu resultado, que fica pelo non sense e pelo arrojo da proposta, mas que na realidade trás nada de novo ao cinema.

Um dos problemas do filme é que nos leva para um passado da personagem central que depois tem medo de arriscar, e isso faz com que tenhamos muitas perguntas para fazer. O sucesso comercial e o vazio das explicações poderão conduzir a que no futuro surjam muitas novas abordagens e sequelas sem grande impacto de forma a render um peixe que comercialmente acabou por escoar.

Assim surgiu uma rebelde historia de natal ou uma roupagem diferente do pai natal, que tenta ainda que de forma subtil dar os apontamentos de rebeldia e alguns toques de espirito natalicio em termos morais, mas que nada tem a ver com o espirito em questão. Podemos achar diferente, se gostamos ou não do produto final isso é mais ambiguo.

A historia segue um pai natal desiludido com as pessoas que se vê sozinho numa mansão onde uma familia é atacada por grupos criminosos e no qual vai se tornar o heroi daquela noite, sendo o surpreendente guerreiro que vai colocar fim àquela organização.

O argumento do filme tem uma base rebelde e original que acaba por ser algo exagerada do primeiro ao ultimo minuto, na caracterização da personagem central, no argumento tipico de John Wick demasiado vazio. Sobra os momentos e os apontamentos dos filmes mais tradicionais de natal e acima de tudo a diferença de uma historia diferente.

Na realizaçao do projeto Wirkola é um realizador de filmes de terror de segundo nivel que aqui acabou por dar uma roupagem algo comica ao conceito de ação/terror. O filme não e propriamente prodigo em grandes apontamentos artisticos que demonstram um realizador a subir de forma mas ainda com diversas deficiencias

No cast o pai natal de Harbour dá o lado fisico e agressivo e ternurento que o ator da na sua personagem mais conhecida na serie Stranger Things. Fica a ideia que os secundarios poderiam ter atores mais competentes mas a escassez de dimensão das personagens acabava por impedir grandes riscos.


O melhos - Os apontamentos de humor de outros filme.

O pior - E diferente mas absurdo


Avaliação - C



No comments: