Sunday, December 04, 2022

Call Jane

 Numa altura em que o aborto voltou a estar na ordem do dia na discussão politica norte americana, surgiu este pequeno filme sobre o tema, num passado que se pensava longinquo. Call jane quer chamar a disucssão sob o ponto de vista do pensamento feminino, e isso acabou por ganhar a simpatia da critica num tema sempre polemico. Do ponto de vista comercial, a falta de figuras de primeira linha e acima de tudo uma distribuição pouco impactante resultou num resultado comercial quase residual.

Sobre o filme podemos começar por dizer que o tema e impactante, que o filme não se abstrai de ter opinião, o que é sempre um apontamento politico concreto. No que diz respeito ao filme, temos uma historia complexa, de avanços e recuos, com alguns momentos efetivamente marcantes, embora depois no trajeto exista algum emarenhamento exagerado em avanços e recuos que tornam o filme algo adormecido e sem a capacidade de criar impacto no espetador.

Assim, o filme acaba por ser pequeno na sua genese e no seu desenvolvimento quando fica claramente a ideia que poderia e deveria ser maior. Este e um estilo de tema que usualmente tras os filmes mais premiados ou as apostas mais certeiras na temporada de premios, ainda mais com um tema atual. O problema e que o filme nao cresce na historia para alem dela propria e em tudo o resto e sempre de segunda linha.

Ou seja um filme que vale mais pelo testemunho politico de uma historia que pauta uma discussão na ordem do dia, do que pelo filme em si, o qual e sempre monocordico limitando-se em contar acontecimentos sem fazer crescer os seus personagens.

A historia segue uma mulher que em face do perigo de poder perder a vida numa gravidez conhece uma organizaçáo de apoio ao abordo ilegal, a qual vai ser parte da sua vida.

No argumento o filme tem uma historia e uma temática intensa e interessante mas o desenvolvimento narrarivo da historia nunca consegue tirar realmente grande proveito do tema. As personagens quase ficam entregues a momentos e o ritmo algo pausado tambem nao permite grandes forças.

Na realizaçao do projeto Nagy e uma argumentista de algum sucesso principalmente pelo argumento de Carol que tem aqui um filme claramente defensor das mulheres. Mais que uma obra artistica de referencia o filme e um testemunho politico que tem sido claro na sua carreira principalmente como argumentista. Na realizaçao e apenas normal.

No cast Banks nunca foi uma atriz de primeira linha porque nao soube aproveitar algumas oportunidades que foram surgindo. Aqui nota-se que esta sem rotinas de drama e isso faz tambem que a personagem nao tenham a dimensao pensada. Melhor Weaver que tenta retomar os melhores momentos de uma carreira de altos e baixos.


O melhor - O tema

O pior - A forma com que o filme se torna algo monocordico


Avaliaçao - C



No comments: