Saturday, December 03, 2022

Black Adam

 Numa epoca em que a guerra entre DC e Marvel se encontra ao rubro quer no que diz respeito a filmes, mas tambem nas apostas das aplicações de streaming, eis que a DC apostou em grande ao lançar um heroi secundario mas a dar o protagonismo a uma das figuras mais conceituadas e mediaticas do cinema. O resultado critico nao foi o melhor, com avaliações sofriveis, muito na onde do que tem sido a maioria do trajeto DC. Do ponto de vista comercial, o valor comercial de The Rock foi essencial para tornar o projeto rentavel.

Sobre o filme eu confesso que desconhecia por completo a origem de Black Adam ou dos herois que aqui surgem e depois de ver o filme não fiquei muito esclarecido sobre o mesmo, para alem de ter poderes impressionantes e inigualaveis, e uma historia de base extremamente confusa com muitas personagens mas com uma intriga simplista e quase rudimentar.

O filme é debil a todos os niveis narrativos, na construçao de personagens, na intriga que escolhe mas acima de tudo por ser refem o tempo todo de efeitos CGI ao limite que se encaixam no movimento de todas as personagens, mas acima de tudo na criaçao de um vilao que nada tras do seu ator de base. Tudo isto da um fogo de artificio totalmente barulhento mas num filme que pouco ou nada tem de particularmente interessante, tendo apenas o objetivo ganhar dinheiro facil.

Esta tem sido a grande dificuldade da maior parte dos projetos da DC, a forma como os filmes se limitam a efeitos especiais de primeira geração, mas como as historias ou mesmo os projetos enquanto realizaçao sao fabriqueiros sem qualquer assinatura que por isso mesmo tem muita dificuldade de ter filmes assinalaveis mas mais que tudo de juntar as historias num mundo proprio.

A historia segue a criação de Black Adam um anti heroi, protetor de uma cidade que renasce com o mesmo objetivo depois de ter sido descoberta a coroa de um rei tirano antigo, e mais que tudo estar na posse de alguem com os mesmos objetivos.

No que diz respeito ao argumento começam aqui os problemas claros do filme que começam em personagens muito basicas, pouco trabalhadas, a começar pelo heroi e pelo vilão. Em termos de desenvolvimento narrativo tudo nao e também muito simplista e previsivel, exige-se mais para o conceito DC e para o dinheiro envolvido.

Na realizaçao para este projeto a DC escolher Collet Serra um realizador oriundo de filmes de açao simples, sem grande tamanho em Hollywood muito associado a Liam Neeson que nos ultimos tempos tem estado ligado a The ROck. Exagero de efeitos num filme de estudio sem assinatura um pouco semelhante ao que fomos vendo no realizador em anos anteriores.

No cast The Rock tem o lado funcional de heroi de açao, e aqui da o que o filme quer, principalmente esteticamente. O filme tem muitos secundarios que deveriam ter relevância que o filme nunca aproveita, e um vilão totalmente inexistente para alem do efeito especial.


O melhor - Alguns apontamentos da banda sonora.


O pior - A forma como o filme se esvazia nos efeitos especiais.


Avaliação - D+



No comments: