Thursday, December 15, 2022

My Policeman

 Numa altura em que Harry Styles tenta conquistar o cinema e tornar-se num artista todo o terreno, este foi a sua grande aposta e de grande risco, quer pelas cenas de sexo homossexual, sempre complicadas para um simbolo sexual adolescente, quer por ser um filme mais critico do que comercial, de epoca, sobre a forma como a sociedade via a homossexualidade. Este filme tradicionalista britanico acabou por nao entusiasmar a critica a qual resultou numa mediania exagerada. Do ponto de vista comercial, o filme não era claramente muito ambicioso neste particular mas serviu sempre o esterlato de Styles para fazer valer o impacto na Amazon.

Sobre o filme podemos começar por dizer que como a maioria dos filmes de homossexualidade de epoca, tem implicitos valores muitos proprios politicos que merecem o seu destaque. Do ponto de vista do desenvolvimento narrativo o filme e sofrivel principalmente pela dificuldade do impacto do passado ser assinalavel no presente do filme, alias e falta de sintonia entre momentos e os balanços acabam por tornar o filme mais previsivel do que impactante.

Alias percebe-se que o filme não é propriamente rico em conteudo quando o filme explora cenas interminaveis de intimidade entre os protagonistas masculinos que conduz a que o filme queira mais ser falado por esses momentos do que pela intriga e o impacto da sua historia. Fica apenas o detalhe historico da forma como a homossexualidade era tratada e reprimida no passado, se calhar ainda presente no presente.

Ou seja um algo pastoso drama tipico britanico, de ritmo baixo e que conta uma historia que percebemos ao primeiro minuto onde vai parar. Fica a ideia que quer aproveitar o estatudo de Styles dando-lhe versatilidade mas o filme nem ganha pela sua presença e tem mesmo algumas dificuldades com as suas ainda grandes limitações enquanto ator, ficara mais marcado pela forma como o filme nos da uma Styles diferente da estrela que está sempre presente do que por outra coisa qualquer.

O filme fala de um policia recem casado, que acaba por se envolver com um negociante de arte que acabam por assumir uma relação impossivel e proibida, mas que acaba por ser presente na relação heterossexual criada, em dois momentos distintos.

No que diz respeito ao argumento para a alem do testemunho politico e social de epoca o filme acaba por ser algo pastoso, ou mesmo muito previsivel. Nao e propriamente rico nas personagens e na intriga, tendo apenas alguns momentos mais interessantes na dinamica de casal e na forma como lidam com o conhecido desconhecido.

Na realizaçao do projeto Michael Grandaje é um tradicional realizador ingles com alguns filmes de segunda linha, sem grande mediatismo que tem aqui como maior proposito liderar Styles como ator. O filme e tradicinal ao maximo na sua roupagem, dai que a realização surja algo diluida no filme.

No cast temos o risco de Styles, mais preocupado em chocar do que propriamente em mostrar dotes como ator. A personagem nao pede mas ele nao dá, ainda para mais acompanhado por um Linus Roache, que também nao me parece o ator mais imponente do mercado. Os poucos bons momentos acabam por ser da jovem Corrin.


O melhor - A dinamica do casal

O pior - A forma como tudo se torna previsivel desde o início


Avaliação - C-



No comments: