Tuesday, December 06, 2022

Raymond And Ray

 Numa altura em que as aplicações de Streaming tem cada vez mais recursos e mais apostas eis que a Apple ainda lançada pela vitoria nos oscares do ano passado lançaram este drama/comédia familiar produzido por Cuaron, com uma dupla de atores consagrado, sendo uma abordagem pre oscares. Pese embora esse objetivo a receção critica do filme não foi brilhante, muito mediana acabou por o filme perder algum impacto tambem comercial, ficando fora da corrida mesmo antes da mesma ter começado.

Sobre o filme podemos começar por dizer que começa com o tipica comedia de costumes, sobre a morte e sobre o passado. O filme consegue criar na diferença das personagens uma boa simbiose entre a dupla de protagonistas, mas posteriormente acaba por se perder em alguma eloquência com a chegada da dupla a cidade natal e na forma como todo o ritual de funeral acontece. NEsse particular o filme perde-se um pouco, principalmente com o afastamento das duas personagens.

Mesmo assim o filme tem bons momentos, potenciados pelo insólito de alguns momentos, mas acima de tudo em alguns diálogos das personagens centrais, cujas diferenças alimentam bastante os apontamentos que o filme vai tendo. Pese embora tal situação o filme perde algum crescimento, e perde-se um pouco na sua motivação ideológica, existindo a ideia de que o filme tem medo de se levar a serio tendo todos os ingredientes para o ser.

Por tudo isto parece claro que é um filme que tem bons momentos mas que a ideia final e claramente inferior ao que inicialmente se pensa que poderia realizar. O filme vai do melhor ao menos bom, com um final aberto que fica na retina como sendo uma tentativa de abrir o futuro das personagens, mas que ao mesmo tempo não e objetivo e quando isso acontece o filme tem dificuldade em concretizar os seus intuitos, por culpa propria.

A historia segue dois meios irãos, diferentes mas unidos, que regressam a cidade natal para o funeral do progenitor, uma pessoa muito peculiar que os mesmos vivem marcado, e que neste ritual vão conhecer um pouco mais das vivencias daquele.

Em termos de argumento o filme tem bons momentos, quer em curiosidades, que são muitas mas acima de tudo em alguns dialogos entre as personagens centrais. Perde-se e divaga em excentricidades na fase final, que tira alguma objetividade a um filme que com uma linha mais moderada poderia ter outro tipo de impacto.

Rodrigo Garcia e um realizador com alguns filmes conhecidos, associados ao drama de pessoas, mas que nunca teve o impacto de uma primeira linha. Aqui a realização e simplista, deixando o argumento e o cast funcionar, o que nem sempre acontece por culpa propria. E tambem por alguma simplicidade de processos que o filme não funciona particularmente tambem na realização.

No que diz respeito ao cast Mcgregor nao esta em boa forma e o filme padece do quase piloto automatico do ator nestes dias. Hawke esta em melhor forma e beneficia de uma personagem mais risca, mas fica a ideia que as personagens poderiam valer mais do que o argumento lhes vai dando e diminuinto.

O melhor - As  conversas iniciais da dupla de irmãos.

O pior- -O filme ir perdendo o gas ao longo do seu tempo


Avaliação - C+



No comments: