Sunday, August 15, 2021

Vivo

 Num ano em que Lin Manuel Miranda se encontra ativo em diversos segmentos tendo os seus musicais e as suas musicas ganho uma dimensao substancial nos ultimos tempos em Hollywood eis que neste verão o mesmo autor acaba por se aventurar pelos filmes de animaçao num filme que junta musica, familia e acima de tudo o espirito Cubano de onde o autor tem as suas origens. Este filme que acabou por ser distribuido pela Netflix acabou por sair com avaliações positivas algo que tem sido muito comum no autor sendo que em termos comerciais parece claro que a Netflix ainda pode ser um parente pobre do genero.

Sobre o filme podemos dizer que começa bem, quer do ponto de vista musical onde os seus momentos tem uma assinatura muito evidente do autor mas tambem naquilo que e o espirito Cubano e acima de tudo a relaçao entre animal e seu dono. O filme consegue ser bonito, curioso, e acima de tudo proximo de um estilo cubano que encaixa o que acaba por ser de longe o melhor segmento do filme.

Na entrada na sua intriga central o filme torna-se numa mais corriqueiro filme de açao e animais na selva que acaba por o diferenciar muito menos, nem que seja porque tecnicamente o filme nao e propriamente uma obra prima e tambem em termos de argumento e humor esses momentos ficam sempre a perder quando comparados com outros filmes do mesmo genero.

No final temos o lado emocional que acaba por ser previsivel mas que o filme faz resultar no seu impacto final, com a mistura esperada de musica e emoçao e acima de tudo a simbiose entre personagens que faz o filme funcional mais que brilhante e que acima de tudo deixa a ideia que tem um excelente inicio mas que vai perdendo algum gas com a sua duraçao

A historia fala de um macaquinho selvagem que acompanha um musico em Havana que fica sozinho apos a morte do seu cuidador mas com uma missão, junto de uma sobrinha do falecido ir a Miami entregar uma musica feita para o grande amor do musico, entretanto estrela maior do estilo musical em questao.

No argumento o filme começa bem, emotivo, detalhado, promenorizado na cultura algo que vai perdendo quando entra na intriga e se transforma num filme de aventuras narrativamente com menos recursos o que torna o filme mais vazio e com menos detalhes no argumento.

Na realizaçao do projeto uma dupla de realizadores que ja tiveram associados ao primeiro Croods com algum sucesso e que aqui tem um filme visualmente mais impactante que o fazem funcionar principalmente no detalhe de Havana nos primeiros momentos. Tornar-se-ão centramente uma referencia deste estilo de cinema.

No cast de vozes Vivo so poderia ter a voz e a musicalidade de Manuel Miranda que acaba por dar a sua assinatura não apenas no estilo de musica mas essencialmente na voz da personagem central. Alguns detalhes interessantes como a presença de Gloria Estefan como a diva musical, fazem a escolha de vozes feliz.


O melhor - Os primeiros vinte mintuos

O pior - QUando entra na selva ja vimos aventuras de animais com muito mais potencial


Avaliação - C+



No comments: