Saturday, August 07, 2021

F9: The Fast Saga

 Um ano depois do seu lançamento ter sido adiado eis que surge finalmente a sequela de um dos franchsings atuais de maior sucesso. Falo obviamente desta mistura de ação impossivel, trabalho de equipas e muito carros que mais que um produto de cinema tornou-se uma cultura ao longo do tempo. Criticamente a saga ja esteve mais perto dos gostos dos criticos, sendo que este parece nao ter conquistado mesmo os fas que acharam tudo demasiado exagerado. Comercialmente continua a ser um produto rentavel e parece claro que nao ficar por aqui.

Sobre o filme temos os ingredientes tipicos de cada filme, um vilão novo com um passado com os elementos, uma luta pela sobrevivencia e sequencias cada vez mais fortes do ponto de vista estetico mas completamente disparatadas no que diz respeito a logica e sentido, chegando ao cumulo de neste filme termos um carro no espaço. Por tudo isto e principalmente por mesmo narrativamente parcer claro que o filme ja nao tem mais espaço, eis que surge um filme sem grande sentido em que o nivel de absurdo torna tudo quase indescritivel.

Podemos dizer mas as pessoas nunca procuraram na saga algum sentido ou logica, eu acho que os filmes que funcionaram melhor de toda a saga foi os que conseguiram adensar ao espetaculo das corridas alguma intriga do argumento que este filme abandona por completo. A forma como tenta ir resgatar ao passado personagens inexistentes e a forma como abandona as que nao quis terminar nao da ao filme um sentido de continuidade que um filme de primeira linha de produçao deveria ter sempre.

Por tudo isto e chegado ao nono filme da saga com alguns filmes laterais parece claro que a ideia esta cansada, que o filme vai tendo dificuldade em acrescentar personagens que segurem a partir de determinado momento o filme e que as ideias se esgotaram de tal forma que mesmo em sequencias de açao ja se chegou ao extremo maximo.

A historia segue a familia agora a lutar contra a temivel cypher aliada a um irmao mais novo de Doc, com um passado negro com o protagonista que vai levar a disputa para o nivel mais elevado.

Em termos de argumento podemos dizer que e um filme com pouca arte no que diz respeito a inovaçao da intriga e mesmo na inclusao de personagens. O filme tem em ligeiros momentos ter algum humor para alimentar o entertenimento mas o absurdo das sequencias de açao esvaziam qualquer efeito substancial do filme.

Na realizaçao Lin regressou a saga depois de alguns filmes de descanso, com megalomania nas sequencias mas desprovidos de qualquer logica. SObre o realizador pensou-se que pela forma com que revitalizou este franchising poderia noutros generos ganhar mais dimensao mas acaba por voltar a casa de partida sem grande brilho.

No cast os suspeitos do costume que basicamente apenas nos aparecem neste registo, com algumas incorporações como um John Cena que encaixa na perfeiçao no estilo musculado e fisico que o filme quer ter, e os poucos recursos de interpretaçao pouco importam. A unica questao e o que THeron faz na repetiçao desta personagem.


O melhor - Alguns regressos de filmes muito passados.

O pior - O absurdo da maior parte das cenas


Avaliação - D+



No comments: