Tuesday, August 17, 2021

The Suicide Squad

 Cinco anos apos Ayer ter dado a luz verde a este peculiar filme da DC, eis que surge a sua sequela que é mais do que isso, é uma completa reformulação do projeto a cargo de um James Gunn que ja tinha colocado a sua criatividade ao serviço da Marvel, ao lançar o famoso guardioes da galaxia. Eis que este filme e um refrescante filme que conquistou a critica com a sua rebeldia e o seu politicamente incorreto, contudo comercialmente fruto de uma pandemia ainda bem visivel os seus resultados comerciais ficaram muito aquem mesmo do primeiro filme que teve contra si critica e publico.

Sobre o filme podemos desde ja dizer que alguns dos atributos que fizeram funcionar os guardioes da galaxia e que se tornaram claramente num dos pontos de sucesso de James Gunn esta bem presente, principalmente um estilo de humor corrosivo, adulto, acrescentando a uma violência extrema e sem sentido, fazem deste irreverente The Suicide Squad uma agradavel surpresa que nos proporciona duas horas de açao e gargalhadas no balanço correto e que devemos acima de tudo sublinhar essa capacidade.

Claro que podemos dizer que principalmente nas personagens que tras do primeiro filme o filme apenas as usa para se colar ao primeiro filme, ja que e claro que são personagens muito menos trabalhados do que os novos, onde claramente temos James Gunn em todos os seus elementos os quais encaixam bem uns nos outros num filme que acaba por ser um mito de curiosidade e entertenimento adulto.

Pena e que os resultados comerciais do filme, talvez associados a pouca qualidade do primeiro filme, ou mesmo da ainda vigente pandemia que afasta tudo e todos do cinema pareça limitar as possibilidades de uma continuidade que poderia trazer outras personagens bem menores da DC e dar o espaço num filme como este, e acima de tudo permitir que James Gunn de aso a sua mais que muita imaginaçao.

A historia segue o mesmo grupo, agora com novas contrataçoes o qual tem de ir para um pais estranho lutar contra um grupo poderoso e mais que tudo com um monstro ao seu serviço que apenas uma peculiar equipa poderá colocar em chek.

Em termos de argumento nao e claramente na intriga de base, a qual acaba por ser demasiado disparatada que o filme recolhe os seus louros, mas nas pequenas especificidades de humor adulto que o filme da a cada uma das suas personagens com clareza e mesmo com uma formula muito bem vincada que funciona em termos singulares mas mesmo como grupo.

Gunn ficou conhecido principalmente no sucesso bombastico da sua adaptação de guardioes da galaxia a qual foi tao vistoso que a DC foi o roubar para tentar revitalizar uma das suas formulas e em termos claros parece evidente que o conseguiu em toda a escala, menos a comercial que podera condicionar o seu futuro.

No cast às escolhas mais competentes do primeiro filme como Robbie como Quinn que neste filme e quase colocada em piloto automatico, e nas escolhas proprias para este filme que tudo resulta, desde logo Elba, Cena, Melchior e Dastmalchina com a excelente voz de Stallone na personagem mais peculiar do filme acaba por dar ao filme o grupo ideal para o seu proposito de rebeldia.


O melhor - O humor e a rebeldia de autor bem patente.

O pior - A intriga central tem uma dose elevada de absurdo


Avaliação - B



No comments: