Saturday, July 18, 2020

The Outpost

Numa altura em que o cinema se encontra por completo em stand by e tem sido a plataformas de streaming que tem lançado as suas cartadas esta falta de filmes de primeira linha tem dado espaço para alguns titulos com alguns actores algo esquecidos na tentativa de recuperarem fulgor para o resto da carreira: Este drama de guerra foi uma das apostas de verão e com razoaveis criticas sendo que comercialmente este contexto acabou por ser bem melhor do que provavelmente o filme faria naturalmente.
As façanhas de guerra e sempre um genero de cinema com muitos filmes que dependem essencialmente de dois pontos a quimica grupal que este filme reune alguma embora me pareça que o elevado numero de personagens faça com que a ligaçao entre as mesmas perca alguma intensidade. E o segundo ponto o realismo das sequencias de ação fulcrais e aqui o filme perde por ser naturalmente um filme de segunda linha pensado para espetadores reduzidos.
Isto tudo resulta num filme que nos descreve uma façanha recente e que merece ser louvada mas como filme e principalmente na abordagem parece sempre ser um filme de segunda linha com os completos cliches tipicos dos filmes de açao de segunda linha, e isso acaba por o tornar algo lento para a sua duraçao de mais de duas horas.
Por tudo isto fica a ideia de um filme vulgar que provavelmente seria desconhecido da maioria de todos nao fosse o contexto pandemico existente mas que nos permite ver alguns atores de uma segunda linha a tentar um protagonismo num filme que e sempre mais de entertenimento do que de outra coisa qualquer.
A historia fala de um conjunto de militares que acaba por ser encurralado numa das suas bases por nativos talibãs em plenpo afeganistão acabando por ser um guerra pela sobrevivencia onde todos tem de ser uma equipa.
Em termos de argumento o filme e algo basico com principios muito semelhantes a outros em termos de dimensao quer de personagens quer de desenvolvimento narrativo. Esta longe de ser um argumento minimamente interessante e denota-se pouco arrojo nos objetivos.
Em termos de realizaçao Rod Lurie e um realizador de segundo nivel que ja teve alguns projetos com atores mais ou menos mediaticos mas que nunca conseguiu um lugar ao sol em Hollywood e neste filme mesmo com um ensaio de guerra parece-me longe de qualquer brilhantismo.
No cast temos um Bloom com um papel simples mas que lhe da algum tempo de antena que lhe tem fugido ultimamente, um Eastwood igual ao tipico da carreira que tem adotado e um intensissimo Landry JOnes que cada vez mais me parece ser um dos atores mais interessantes do momento e a seguir-

O melhor - O lado emotivo que os finais destes filmes sempre trazem

O pior - Parece algo basico nos procedimentos de produçao

Avaliação - C

No comments: