Thursday, July 16, 2020

The Old Guard

Num verão totalmente atipico marcado pela pandemia, eis que principalmente as aplicações de streaming apostam em produções de maior custo de forma a tentar rentabilizar os seus produtos, contrapondo aquilo que foi o isolamento e o encerramento dos cinemas. The Old Guard acabou por ser um sucesso critico o que nem sempre é facil neste tipo de registo de ação imediato. Comercialmente parece que este filme tem todos os ingredientes para se tornar num sucesso instantaneo da netflix.
Sobre o filme podemos dizer que temos um normal e competente filme de ação, com uma intriga montada com alguma dose de Sci-Fi e com alguns momentos de humor, que estando longe de ser um filme com um significado grande acaba por ser um razoavel objeto de entertenimento com boas sequencias de ação e com algumas debilidades que fazem mais do que qualquer coisa este filme como mediano.
As suas fraquezas acentam principalmente em alguns pontos muito concretos desde logo um vilão demasiado goofy para o peso da sua historia e acima de tudo para um filme com testosterona. Depois em termos morais o filme e algo ambiguo nas motivações mas isso não fazem o filme perder as suas maiores qualidades.
Outro dos pontos bem presentes no filme e a diversidade e a questão grupal, aqui parece-me que o filme é bem pensado nas diversas questões que cada vez mais são abordadas. Não e um abordagem totalmente original, mas fica a ideia que alguns filmes crescem pelos seus protagonistas, e este filme e um deles.
A historia fala de um grupo de imortais que acaba por ser cobiçado por um jovem e irreverente CEO que os quer estudar para rentabilizar os seus projetos farmaceuticos, entrando uma guerra entre as partes com traição e intriga à mistura.
Em termos de argumento o filme não é propriamente na sua base algo completamente original. O filme percebe que atributos tem de ter para funcionar em termos de entertenimento e isso é uma virtude, mesmo que esteja longe de ser um filme rico em dialogos ou personagens.
Na realizaçao deste projeto Bryce-Bythwood e uma realizador associada a projetos mais dramaticos que aqui tem uma maior produçao que nao sendo particularmente brilhante em termos de estetica e competente na utilização de recursos e demonstra pelo menos versatilidade.
No cast Theron funciona como atriz de açao principalmente pelo carisma sempre presente e mais que tudo pela disponibilidade fisica. Falta algum suporte nos secundarios e principalmente nos vilões e isso usualmente torna o filme mais fragil.

O melhor - A sequencia de açao

O pior - A falta de um vilão de peso

Avaliação - C

No comments: