Saturday, July 11, 2020

Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga

POucas coisas são mais europeias do que a força da Eurovisão principalmente na passagem de seculo, um continente inteiro parava para ouvir um concurso de musicas populares que nos ultimos tempos se tornaram em mais que isso num espetaculo de variedades. Provavelmente os americanos nunca conheceram tanto o conceito, certo e que Will Ferrel conhecendo a dimensão começou a estudar o fenomeno e este ano com o apoio da NEtflix lançou a sua comedia sobre o tema. Numa altura de pandemia rapidamente o filme se tornou no maior sucesso instantaneo da aplicação mesmo que criticamente tenha sido marcado pelo mediania quase irrevelante.
Sobre o filme podemos começar por dizer que e o tipico filme de Ferrell que ja fez o mesmo tipo de experiencias com um estilo de humor non sense noutros mundos como da patinagem do gelo ou campanhas eleitorais. Uma coisa que e indismentivel no filme e que Ferrell estudou o fenomeno e nisso temos muitos pontos onde tudo e bem trabalhado desde a dimensao musical, produtiva ou mesmo a ligaçao afeitva das pessoas com o festival e nisso o filme trabalha bem esses pontos.
Outra das particularidades do filme e conhecer a historia do festival, principalmente trazendo para o seu interior alguns dos mais recentes vencedores entre os quais SObral que tem uma cena apenas dele. Mas se este amor e mais que isso este estudo do fenomeno e bem patente e no lado comico que o filme acaba por nao ser tao eficaz mesmo dentro do humor Ferrel nem sempre as coisas saem bem, sendo que acaba por um europeu ficar mais agradado pelas referencias do que propriamente pelo filme em si.
Ou seja uma homenagem ainda que algo ironica sobre um parte da vida dos europeus, com estudo mesmo que em termos de filme tenhamos sempre uma comedia que nasceu para ter pouco sentido, fica a ideia que na falta de um festivao a serio ficamos com esta abordagem americana a nossa cultura popular.
A historia fala de um duo musical islandes que tem como sonho participar e ganhar a eurovisao ao contrario dos planos politicos daquele pais. APois um acidente que vitimiza todos os participantes este duo consegue o passaporte para a eurovisao onde mais que um concurso vao se conhecer um ao outro.
Em termos de argumento e principalmente em termos comicos o filme nao e particularmente feliz, fica a ideia que algumas piadas do filme acabam por ser tao paralelas que nao conseguimos perceber os seus objetivos. Fica o estudo do fenomeno e do estilo do concurso.
Na realizaçao deste projeto David Dobkin e um realizador de comeidas que ja teve alguns sucessos principalmente comerciais como Wedding Crahsers mas a sua incursao do drama falhou. Aqui denota estudo no fenomeno e da dimensao do mesmo, excelente escolha de contextos e locais para o filme que dao ao filme uma componente de cenarios interessante.
Em termos de cast os filmes de Will Ferrell utilizam o seu lado desajeitado para fazer um humor proprio que so ele consegue fazer e este e mais do mesmo. Melhor McAdams que neste registo e das melhores atrizes em comedias e comedias romanticas, pena que a voz nao seja dela.Muitos bons momentos comicos de um Dan Stevens numa das melhores prestaçoes secundarias do ano.

O melhor - O festival estudado e analisado

O pior - O humor tambem nem sempre resulta

Avaliação - C+

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