Saturday, July 18, 2020

Palm Springs

Estreado na ultima ediçao de SUndance, esta pequena comedia tornou-se automaticamente num dos bons valores deste festival pela originalidade da abordagem, pela sua suavidade e mais que tudo pelo seu impacto junto do publico. Pese embora nao tenha ganho o premio acabou por sair de Sundance com criticas de ponta o que lhe permitiu ser uma das apostas de streaming neste verão com algumas visualizações.
Todos nos gostamos do feitiço do tempo e mais que tudo aquilo que representa na historia do cinema. Muitos foram aqueles que tentaram o mesmo estilo com mais ou menos sucesso sendo que esta comedia acaba por ter a mesma base contudo com uma irreverencia de uma comedia quase independente mas tambem com muito menos logica explicativa na sua resolução.
A forma como o filme prepara a sua base e mais que isso os momentos a dois da dupla de personagens funciona e faz o filme ganhar uma vida e uma abordagem original que merece ser louvada. O filme consegue ser irreverente e engraçado e colar-nos ao ecra durante a sua duraçao muito por culpa de uma quimica especial que vai existindo entre duas personagens que encaixam muito bem e que acabam por ser o segredo do filme.
O problema e a sua resolução fica ideia que o filme poderia ser mais impactante no seu registo final, ou mesmo mais original, o timido final acaba por nao cimentar por completo uma mensagem que o filme ate entao e com humor consegue transmitir de uma forma original e refrescante ficando apenas o amargo de que com outro final poderiamos estar presente a um dos melhores filmes do ano.
A historia fala de um individuo que fica preso ao mesmo dia depois de entrar numa gruta recordando-se constantemente desse facto, tudo fica mais confuso quando uma outra pessoa entre nessa rotina e torna tudo muito mais complicado de gerir.
A ideia embora seja semelhante a outros filmes tem uma abordagem quer na explicaçao quer no desenvolvimento diferente ja que leva diferentes personagens para o mesmo sentido. A explicaçao para tudo deveria ser melhor mas o humor que o filme utiliza funciona e refresca o filme.
EM termos de realizaçao Max Barbkow e um realizador desconhecido que tem aqui o seu projeto maior que funciona bem numa captura de imagens refrescantes, e mais que tudo ideologica. E um dos bons projetos do ano de um nome a seguir nas comedias futuras.
O cast tem um Sadberg que encaixa perfeitamente no estilo do filme, procurando o lado mais humoristico do ator. Ao seu lado MIlioti encaixa e combina bem como dupla de casal irreverente e SImmons e Gallagher acabam por dar a base importante para tudo o resto funcionar.

O melhor - O humor funciona quase sempre num plano de originalidade.

O pior - O final

Avaliação - B

No comments: