Sunday, July 05, 2020

The King of Staten Island

Desde há diversas decadas que o programa de televisão Saturday Night Live é um viveiro para jovens talentos, principalmente ligados à comedia, que ao longo dos anos acabam por fazer posteriormente carreira de sucesso no cinema. Um dos novos valores deste programa de comedia e Pete Davidson que tem neste filme de Judd Apptow quase a sua introduçao como protagonista de uma longa metragem. Este filme que seria uma aposta de verão acabou por fruto da pandemia ser lançado no digital onde lhe tirou quem sabe alguma da visibilidade comercial que de outra forma poderia vir a ter, mesmo que criticamente o filme tenha recolhido aplausos o que nem sempre é facil principalmente em termos de comedia.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de uma comedia quase auto biográfica que acaba por ser também uma dissertação sobre o crescimento e entrada na idade adulta. O filme na sua fase inicial parece algo semelhante a outros filmes sobre personagens completamente desligadas e sem sempre essa abordagem acaba por ser engraçada. Contudo com o evoluir o filme acaba por ganhar essa mesma dimensão não só comica, conseguindo a diversos momentos ser engraçado, mas também ideologica e com uma mensagem bem sublinhada.
Claro que na sua base temos um filme muito semelhante a outros de algum sucesso de Apptow, na sua construçao e crescimento da personagem, claro que na sua formação acaba por ser um filme algo simples, e previsivel, mas arriscar mais de duas horas de duração numa comedia e a sensação final ser positiva e sinal que o filme resulta principalmente nos seus objetivos mais concretos.
Ou seja não sendo uma obra prima e dificilmente sendo uma obra para a eternidade parece-me que se trata de um bom filme, bem trabalhado, bem escrito e bem interpretado que se propõem a objetivos muito concretos que acaba por os atingir com alguma naturalidade. E um filme com bons momentos comicos mas penso que vale mais pelo seu registo final do que por qualquer uma das cenas que nos faz soltar essas mesmas gargalhadas.
A historia fala de um jovem orfão de pai que acaba por não crescer fazendo vida junto de uns amigos delinquentes completamente alheado da vida adulta, até que circunstancias contextuais conduzem a uma necessidade de ganhar responsbilidade.
Em termos de argumento não sendo o filme um poço de originalidade, e um filme com uma mensagem muito bem definida e que funciona. Em termos comicos alguns momentos fazem o filme também funcionar com sublinhado neste registo.
Na realização Apptow e um dos grandes realizadores de comedia dos nossos dias principalmente pela forma como as suas historias acabam por ganhar alguma dimensão e algum retrato social mesmo nos seus exageros. Aqui nao tendo uma realização de ponta arriscar em duas horas de comedia so esta ao alcance de alguns.
Este e o filme de Davidson a tentar ganhar o seu espaço principalmente na comedia de grande estudio. As suas caracteristicas fisicas limitam-no em alguns pontos e parece dificil que sobreviva longe da comedia, mas neste registo parece que vai funcionar e ganhar algum folego na carreira. Um sublinhado especial para uma Marisa Tomei em grande forma que merece atençao na temporada de premios que ai vira e mesmo uma Powley sempre com a intensidade que lhe deu algum estatuto no cinema independente norte americano.

O melhor - A mensagem

O pior - AO inicio parece que se vai tornar num outro desligado filme sobre jovens adultos

Avaliação - B-

No comments: