Sunday, July 19, 2020

Greyhound

Este filme sobre submarinos na segunda guerra mundial prometia ser um dos filmes do verão deste ano mas a pandemia e o encerramento de cinemas fez com que a estrategia fosse alterada acabando por ser a bandeira da Apple Tv neste verão. Este filme encabeçado por um Hanks pos covid. Criticamente o filme conseguiu razoaveis criticas sem ser brilhantes e comercialmente foi o registo mais vincado de uma Apple Tv ate ao momento.
Sobre o filme temos um daqueles filmes de guerra que vale mais pena componente tatica e acima de tudo pela riqueza da produçao do que propriamente pela sua excelencia de uma historia diferente ou mesmo por uma intriga que cola o espetador ao ecra. Fica a ideia clara na minha opiniao que nao me recordo de ver Hanks num filme tao vazio em termos de argumento e personagem mesmo que tecnicamente tenhamos um filme de primeira linha.
Alias sentimo-nos muitas vezes ao longo da hora e meia de duraçao no meio de uma batalha naval como se do jogo se tratasse fica e a ideia que para alem de um registo historico que merece ser sublinhado e um filme de procedimentos demasiado simplistas e que dificilmente consegue ter força para se sublinhar junto do espetador.
Grayhound parece-me um filme que funcionaria bem melhor no grande ecra do que na televisao, fica a ideia tambem que em termos de historia parece demasiado simplista do primeiro ao ultimo minuto e que dificilmente um filme com este registo poderia se tornar vincado junto do grande publico, mas numa altura em que todos estamos em meio gas, este e mais um que encaixa bem nesse estilo.
O filme fala de um comandante de uma frota naval que em plena segunda guerra mundial tem de protager a sua frota de diversos ataques alguns dos quais com tecnologia mais assinalavel e ficar na historia pelas vidas salvas.
Em termos de argumento parece-me claramente um filme vazio um daqueles filmes que achamos que vai para um lado mas limita-se a descrição de tatica de guerra e um apontamento circunstancial que e muito pouco para um filme de Hanks.
Schneider conseguiu trazer um Hanks para este seu drama de guerra e nao deixa de ser surpreendente ja que se trata de um realizador com pouco quartel. O filme tem bons momentos e fica a ideia que a televisao nao permite toda a magnitude de um filme pensado para o grande ecra. Tecnicamente mostra mais valor do que no conceito do proprio filme.
Hanks tem aqui uma das suas personagens recentes mais basicas e sem sabor limitando-se a uma outra ordem e um movimento continuo no barco num filme cujo destaque vai para outros pontos que nao as interpretaçoes.

O melhor - O nivel tecnico do filme.

O pior - O argumento e demasiado simplista

Avaliação - C

No comments: