Saturday, February 29, 2020

Spies in Disguise

Depois da 20 Century Fox ter sido comprada pela Disney, muitos ficaram na duvida de qual seria o futuro da Blue Sky a produtora de animação do grande estúdio e que sempre foi um competidor próximo da Disney. O primeiro filme lançado pela produtora, agora da Disney foi este filme de animação e espiões que pareceu andar perdido quanto ao seu lançamento sendo o ultimo filme de animação a ser lançado no ano passado.Criticamente o filme não foi brilhante com avaliações essencialmente medianas. Do ponto de vista comercial as coisas ficaram muito longe daquilo que conseguiram outros filmes do mesmo estúdio e que talvez valha a pena pensar se a associação e o label Disney não e mais rentável.
Sobre o filme embora nos pareça logico que um filme de espiões, invenções e animação tenha lugar, parece-me claro que um filme de agentes super secretos de animação tem um publico alvo muito reduzido, já que se torna rapidamente muito adulto para os mais pequenos mas a animação e principalmente algum estilo juvenil da relação entre as personagens afasta por completo os adultos.
Do ponto de vista de produção embora seja um filme de primeira linha produtiva, parece-nos que em termos de inovação o filme esta longe de ser brilhante, porque adota um estilo das personagens muito próxima de outros filmes e em termos de historia e mais que isso em termos de humor e muito próximo de outros filmes feitos inclusivamente pelo mesmo estúdio.
Ou seja restava ao filme fazer com que a entrega de vozes icónicas as personagens centrais funcionasse e isso acaba por acontecer. Mas fica a ideia que e mais do mesmo e que este ano a animação necessitava de algum fulgor novo ou originalidade algo que acabou por não existir, sendo este filme um atalho comercial.
A historia fala de um agente super secreto que depois de se ver envolvido numa cilada procura ajuda de um jovem e irreverente inventor para o ajudar a passar despercebido para não ser apanhado e mais que isso tentar desvendar o que esta por tras da sua intriga
Do ponto de vista de argumento a historia e mais que isso o estilo narrativo e repetitivo e próximo do que outros filmes de animação de uma segunda linha já o fizeram. Em termos de personagem o básico, em termos de humor igual, e fica a ideia que não e na historia que o filme consegue capitalizar atenção.
Na realização desta produção temos a estreia de uma dupla de realizadores que esteve relacionado com outras produções da produtora, que aqui tem um estilo de abordagem simples e mais que isso algo repetitiva, fica a ideia que já vimos estas figuras antes.
No cast de vozes a escolha de Smith encaixa perfeitamente na personagem e da ao filme vida em momentos que de outra forma não teria. Também Holland parece uma boa escolha sendo este parâmetro um dos mais funcionais do filme.

O melhor - O cast das duas vozes principais

O pior -A historia ser algo repetida

Avaliação - C

No comments: