Sunday, February 09, 2020

Dolittle

Normalmente Janeiro e um mês para projetos algo abandonados e mais que isso para filmes sem grandes aspirações comerciais, dai que tenha surpreendido que esta mega produção que trazia RObert Downey Jr de volta ao mundo fora da Marvel tivesse sido lançada em tão sombrio mês. Percebeu-se no entanto que o projeto não ia ser bem recebido pela critica com avaliações muito negativas que acabaram por diminuir muito o espectro comercial do filme.
Eu sinceramente fiquei surpreendente no momento em que percebi que um ator conceituado como Downey Jr estava associado a este remake de um filme de Eddie Murphy, sendo que no momento em que foi anunciado o realizador do projeto pensei que iriamos ter uma roupagem nova, mais adulta de uma historia pensada para criança. Pois bem depois de ver o filme confesso que temos na essência quase a mesma coisa do que o filme anterior com efeitos especiais mais arriscados embora me pareça que o filme nem sempre os usa da melhor maneira.
FIca a ideia que este é um filme que tem medo de se assumir como infantil para crianças, com humor simplista, e não tem dimensão no argumento para ser um intenso filme de ação acabando por não ser na sua essência quase nada. Um filme curto com a curiosidade das conversas com animais e das vozes, um elenco de primeira linha e a ideia de um filme completamente falhado.
Talvez por isso seja difícil alguma vez esta historia dar um bom filme em termos de cinema porque a historia e limita em toda a sua essência. Parece-me ainda que do ponto de vista técnico o filme exige mais efeitos do que os disponíveis e o resultado nem sempre  e bem feito. Ainda agora começamos o ano mas podemos já indicar este filme como um dos flops críticos do ano.
A historia fala de um veterinário com a capacidade de falar com animais que apos a morte da sua amada, se esconde no seu terreno, ate ao momento em que e captado pela coroa inglesa no sentido de tentar salvar a rainha e também a sua propriedade.
Em termos de argumento tirando algumas tiradas especificas de alguns diálogos que podem funcionar do ponto de vista humorístico, o filme é um vazio de ideias limitando-se a usar a base da historia numa narrativa pouco ou nada interessante e um argumento digno de um filme juvenil de serie B.
O que mais estranha neste filme e o argumento e a realização estar a cargo de Gaghan um realizador adulto, que apostou aqui num género diferente e cujo resultado esteve longe de ser positivo. Fica mesmo a ideia de muita dificuldade em usar bem os efeitos a disposição e isso e preocupante num realizador que principalmente como argumentista já tinha tido alguns sucessos.
No cast DOwney Jr esta em piloto automático neste filme, reunindo o lado de herói de ação com a ironia que entrega as suas personagens é mais do mesmo num actor que tem de fugir imediatamente a este padrao. Um naipe significativo de vozes conhecidas num filme que nunca as sabe usar em seu beneficio

O melhor - ALgumas graças muito isoladas.


O pior - Como tanta matéria prima resulta num filme tao fraco

Avaliação - D

No comments: