Friday, May 31, 2019

Gloria Bell

Tem sido aos poucos que Sebastial Lelio depois de ter ganho o oscar de melhor filme estrangeiro, tem tentado implementar o seu cinema em Hollywood. Os temas tem sido interessantes embora usualmente me pareça que a opção por fazer remake americanos de produtos seus chilenos poderá não ser a melhor opção para cimentar o seu estilo como realizador. Mesmo com este senão o certo é que o filme acabou por funcionar criticamente com avaliações bastante positivas, já no que diz respeito á resposta comercial do filme para um filme com uma expansão curta os resultados ate foram consistentes.
Sobre o filme podemos começar por dizer que o mesmo tem uma temática bastante assertiva e muito atual, a forma como é dificil reinventar uma vida depois da constituição de familia e a forma como isso pode ser dificil em cada pessoa. Nisso e principalmente nos altos e baixos da personagens o filme mesmo sem grande fogo de artificio é eficaz, mesmo que a determinada altura se deixa algo adormecer com as sequencias a sos de Gloria.
Mas acaba por ser na personagem e na forma como a mesma reage com naturalidade as adversidades que o filme consegue encontrar o seu maior realismo e talvez a sua maior força. nao e um filme que procura o dialogo, procurando mais as sensações. Em termos relacionais é um filme também bem trabalhado na forma como muitas vezes as pessoas se unem sem porquê, e numa situação muitas vezes atual este e um filme sobre uma personagem mais mais que isso um filme sobre uma vivencia cada vez mais comum.
Nao sendo para mim o melhor filme de Lelio e criticando o facto do mesmo ter entrado pelo caminho facil de fazer um remake do seu proprio trabalho, Gloria Bell mais que um grande filme é uma obra consistente sobre algo concreto, potenciado por uma interpretaçao interessante e por uma banda sonora que nos conduz para um saudosismo bem presente na personagem principal.
O filme fala de uma mulher na casa dos cinquenta anos, que com os filhos definidos e divorciada procura divertimento em bares, onde acaba por conhecer um individuo que a leva para a possibilidade de um novo relacionalmento.
No que diz respeito ao argumento o filme funciona melhor na base e na forma do que propriamente nos conteudos especificos onde é demasiado sensorial mais que rico em dialogos ou em desenvolvimentos narrativos surpreendentes. Fica a ideia que o filme esgota muito a personagem central, mas isso nao danifica os propositos essenciais do filme
Na realizaçao lelio e um realizador intimista que gosta de entrar nas personagens e aqui fá-lo outra vez de uma forma competente. Provavelmente ja o vimos com argumentos e historias mais apelativas, mas parece-me um bom valor do cinema global a ter em atençao nos proximos filmes.
O filme tem em Moore a sua ancora, uma actriz intensa, com muitas potencialidades que eleva a Gloria para aquilo que Lelio quer dela, alguem com o equilibrio da idade a procura de algo mais. Fica a ideia que uma expressao mais emocional da personagem poderia potenciar uma interpretaçao mais vistosa, mas tambem fica a ideia que o filme acaba por nunca querer isso.

O melhor - A forma como a personagem mistura a maturidade da idade, com a procura de uma nova adolescencia.

O pior - Nao sou adepto de remakes de obras proprias

Avaliação - B-

No comments: