Monday, May 27, 2019

Us

Jordan Peele surpreendeu por completo o mundo do cinema em 2017 com o seu criativo e original Get Out, reformulando por completo o mundo do cinema de terror. Dois anos depois da surpresa globar surge o filme seguinte, no mesmo genero, com enorme expetativa, surgiu este Us. Criticamente novamente Jordan Peele convenceu com avaliações bastante positivas ainda que ligeiramente inferiores a Get Out. Comercialmente Jordan Peele teve um enorme sucesso que o torna num dos mais lucrativos realizadores de terror.
Eu confesso que fiquei mais surpreendido do que deslumbrado com Get Out, embora me pareceça que tenha sido a pedra no charco de qualidade do cinema de terror. Este Us consegue novamente nos surpreender, quer com a ideia original e criativa de base, mas acima de tudo na capacidade que tem de fazer das personagens e das suas interpretaçoes o epicentro de todo o terror.
Não é um filme com grandes truques, embora o argumento e principalmente o seu twist final seja algo reboscado e forte do ponto de vista do argumento, o filme funciona acima de tudo sustentado em dois elementos que são tratados com todo o brilhantismo. Num primeiro ponto de destaque as interpretaçoes e as caracterizaçoes, e num segundo plano a excelente realização de terror de Peeele, fazem deste filme um dos melhores produtos ate ao momento deste ano, e a sensaçao que estamos perante uma mente brilhante no mundo do terror.
Mesmo com as expetativas elevadas, fruto do sucesso de Get Out Peele consegue convencer num filme dificil, original, nem sempre de compreensão facil, mas que deixa o espetador agradado em todas as suas componentes individuais e gerais de observação. O risco faz muitas vezes os cineastas crescer e Peele esta em franco crescimento num espaço que existia por ocoupar em Hollywood.
Em termos de argumento o filme fala de uma familia que inicia as ferias quando percebe que do lado exterior da casa se encontram sosias de cada um dos seus elementos contudo com objetivos bem distintos, concretamente matar tudo e todos, iniciando um jogo do gato e do rato.
Em termos de argumento o filme tem uma base e um corpo muito bem escrito e extremamente original. Em termos de preenchimento de espaços o filme pode ser menos trabalhado, mas o excelente final tem que nos fazer avaliar este argumento como muito forte para os intuitos do filme.
Se existe coisa que funciona bem em get OUt e aqui se repete e a forma original com que Peele filma os seus interpretes dando-nos o que de melhor tem em termos intepretativos numa simbiose completa. Este filme acaba por ser mais uma vez extraordinario, e demonstra que Peele e neste momento o Sr. Terror.
No cast Peele faz de novo com Nyongo o que fez com Kaluya, potenciar ao maximo uma interpretação simplista num trabalho incrivel. Nyongo tem um excelente papel duplo, diferente mas que funciona quer no lado interpretativo quer no lado estetico do filme. Um daqueles filmes que vale por tudo mas que a interpretaçao central e a cereja no topo do bolo. Se fosse lançado noutro periodo poderiamos estar aqui a falar de uma interpretaçao nomeavel para os premios.

O melhor - A forma com Peele consegue inventar um terror com argumento original.

O pior - Em alguns espaços o filme é demasiado direcionado ao ponto do terror simples.

Avaliação - B+

No comments: