Sunday, October 07, 2018

Operation Finale

Desde a separação dos irmãos Weitz ambos tiveram sempre muita dificuldade em se assumir com realizadores de referência pese embora ao longo dos tempos tenham efetuado experiencias em generos diferentes. Este ano Chris em colaboração com a Netfilx lançou este filme do pos holocausto e a tentativa de deter um dos generais maiores dos campos de concentração. Criticamente o filme este longe do sucesso com avaliações medianas que acabaram por colocar em causa de imediato a possibilidade do filme estar nas disputas pelos premios. Por sua vez comercialmente mesmo tendo em conta o facto de estar disponivel na platanforma online o resultado comercial do filme não foi um um desastre.
Sobre o filme podemos dizer que temos um eficaz e simples filmes historico, com algum cuidado em fazer prevelecer o lado emocional das personagens e mais que isso o lado descritivo de uma operação de grandes dimensoes tendo em vista um objetivo. Ao mesmo tempo em alguns apontamentos o filme consegue ser tambem um filme de personagens nao se limitando ao lado mais simples que contar uma historia conhecida.
E obvio que do ponto de vista de estetica e de abordagem o filme acaba por ser demasiado simples, sem qualquer risco. Fica a ideia que o filme poderia ser maior naquilo que quer transmitir e assim ganhar mais dimensão sobre os outros filmes que relatam factos do mesmo periodo. No final fica a ideia de alguma previsibilidade que não lhe permite ser um filme de referencia.
Mesmo assim um filme interessante para quem quer conhecer mais um episodio a uma abordagem a um episodio do pos holocausta, com boas escolhas nas interpretaçoes centrais mas um filme que nao consegue ter na sua produçao algo mais do que a historia que quer contar e isso normalmente diferencia um filme interessante de um grande filme.
A historia fala de uma serie de agentes especiais israelitas que se dirigem para a Argentina no sentido de tentar capturar um ex-general nazi exilado naquele pais, e com uma identidade disfarçada.
Em termos de argumento o filme para alem de um ponto de partida historico interessante acaba por ter no filme personagens bem construidas e mais que isso alguns dialogos emotivamente fortes. Pode perder por alguma previsibilidade mas isso e sempre um problema dos filmes sobre dados historicos, todos sabemos como vai acabar.
Na realizaçao Chris Weitz esta longe de ser um prodigio e aqui nao arrisca nada, dando uma produçao mediana, realizada de  uma forma simples o que pode explicar o facto do realizador nos ultimos anos estar mais funcional na escrita do que propriamente na realizaçao.
No cast uma excelente escolha de Kingsley. Poucos conseguem ser tao versateis e ao mesmo tempo tao intensos como o veterano actor que mais uma vez convence de inicio ao fim do filme. Isaac parece mais em piloto automatico beneficiando do facto da sua personagem nao ser tao forte em termos de dimensao.

O melhor - A historia que o filme conta.

O pior - ALguma falta de risco na abordagem da realizaçao

Avaliação - B-

No comments: