Friday, October 05, 2018

Ant-Man and Wasp

Três anos depois da Marvel ter dado a conhecer um dos seus herois mais improvaveis e talvez aquele que teve em si o filme mais engraçado do ponto de vista comico de todos eis que surge a sua sequela, que surge apos a Guerra Civil. Os resultados criticos deste segundo filme que acaba por ser bastante fiel ao primeiro são parecidos, avaliaçoes essencialmente positivas e talvez por isso mas acima de tudo por se tratar de mais um capitulo da MCU resultados comerciais interessantes ainda que longe dos melhores registos da saga.
ANt-Man é para mim o mais divertido heroi da Marvel e aquele que consegue dar os filmes mais interessantes do ponto de vista de curiosidade e comico. Ja tinha achado isso no primeiro filme e este segundo filme e uma fiel sequela que vai buscar muito do primeiro filme naquilo que funciona em termos de humor, juntando-lhe um argumento eficaz onde não temos um vilao de ponta mas uma serie de personagens a atrapalhar o que acaba por ser interessante para o registo descontraido que o filme quer ter.
Alias o filme em termos de efeitos especiais é delicioso na forma como gere de forma eficaz o encolher e aumentar da personagem. Claro que podemos dizer que não é um filme profundo mas penso que o objetivo central da MCU é o entertenimento e nisso penso que poucos conseguem conciliar também os efeitos, a curiosidade e o humor com este heroi de pequenas dimensões mas com um valor comico incomparavel naquele universo.
Claro que podemos dizer que estes filmes nunca sao surpreendentes filmes de açao, ou tem sequencias de primeiro nivel, penso que o lugar deste heroi e diferente, quer na sua nascença mas acima de tudo no seu desenvolvimento. Este segundo filme mantem o nivel do primeiro filme pensando que em termos de humor ate podera superar e isto em sequelas em que se mantem a equipa muitas vezes acontece.
O filme segue as aventuras de Ant-Man agora com a ajuda da Wasp numa tentativa de encontrar no nano universo a mãe desta enquanto uma peculiar laboratorio de experiencia começa a ser procurado por diversas pessoas pelas quais os herois vao ter de combater.
Em termos de argumento na base narrativa do filme nao temos particularmente nada de grande novidade, mas o filme funciona e bem em termos humoristicos tendo diversas personagens para este trabalho e que funcionam bem em conjunto. Essa e a maior virtude de um argumento com objetivos bem definidos.
Peyton Reen realizador de comedias tem nesta saga talvez os seus melhores trabalhos, consegue conjugar bem o humor e os efeitos especiais, sendo que o ponto de partida do filme ajuda bastante naquilo que seja a conjugação destes dois pontos. Provavelmente nunca sera uma mente brilhante de hollywood mas sera sempre um bom tarefeiro.
No cast nada de particularmente novo, Rudd funciona bem naquilo que é esta personagem e conjuga bem com um Douglas descontraido, uma Lilly que é das boas surpresas da passagem da televisao para o cinema, e um Michael Pena que funciona como poucos em termos de humor. Falta obviamente um vilao de grande dimensao.

O melhor - O humor do filme em termos de curiosidades e nao so.

O pior - A falta de um vilao imponente.

Avaliação - B

No comments: