Thursday, October 04, 2018

Don't Worry He Won't Get Far on Foot

A carreira de Gus Van Sant não tem sido facil colecionando uma serie de filmes de referencia que sao intercalados com diversos filmes de resultados criticos e comerciais pessimos e que fazem dele um realizador desiquilibrado pese embora as atençoes sejam sempre presentes nos seus novos lançamentos. Neste filme desde logo existia a curiosidade de ser um biopic e ter no protagonismo Phoenix. APresentado em Berlim o filme foi bem recebido embora sem grande entusiasmo o que claudicou de imediato qualquer esperança de premios. Comercialmente os resultados foram modestos algo que vem sendo comum na filmiografia recente do realizador.
Sobre o filme desde logo podemos dizer que temos uma personagem central interessante com um sentido de humor proprio e que o filme nem sempre consegue tirar o beneficio total do seu estilo de humor, muito por culpa de uma montagem estranha que faz o filme avançar e recuar sem grande sentido e perder assim algum sentido de orientaçao que seria fundamental para o impacto maior do filme.
Mesmo assim temos bons momentos principalmente criados por uma interpretaçao de primeira linha de Phoenix e mais que isso pelos problemas da personagens e a forma como ele os tenta ultrapassar a sua maneira. Nao e um filme esplendido e muitas vezes um filme mais curioso do que bem feito, que poenso perder demasiado tempo na excentricidade da auto ajuda que acaba por nao ser uma mais valia para o filme que perde mais tempo nisso do que na relaçao de namoro que poderia ser bem mais impactante.
Assim tem um filme com bons apontamentos longe do melhor de Van Sant, mas tambem longe do seu pior. Parece-nos que o filme tem demasiada necessidade de ter uma abordagem diferente quando pensamos que neste terreno fica a meio termo insuficiente para ser artistica e demasiado estranho para ser simples.
A historia fala-nos na vida de John callhan e a forma como o mesmo se tornou num cartonista de referência mesmo apos um acidente que lhe pos completamente debilitado fisicamente a forma como o mesmo lidou com um problema grave de alcoolismo.
O argumento é interessante embora nos pareça que principalmente nos dialogos poderia utilizar mais o estilo de humor da personagem e aqui parece-nos que falta ao filme alguma capacidade de risco. melhor nas personagens principalmente na central.
Van Sant nao esta no seu melhor momento, colecionando desastres sucessivos, aqui temos um filme realizado com competencia mas se a arte que ja demonstrou noutros filmes. Parece com algum medo de dar mais cunho ao filme e este tinha espaço para isso.
No cast Pheonix tem um papel dificil que cumpre com qualidade ou nao fosse ele um dos melhores actores da atualidade, melhor fisicamente que em termos interpretativos onde acaba por recorrer a alguns maneirismos constantes, e sem duvidas um dos bons papeis do ano, que com outra força do filme poderia estar presente na temporada de premios, ainda para mais quando os secundarios sao meras figuras de corpo presente.

O melhor - O humor da personalidade

O pior - Uma montagem algo confusa

Avaliação - C+

No comments: