Wednesday, October 31, 2018

BlackKklansman

Spike Lee está longe de ser um realizador consensual, principalmente por a sua temática normalmente ser unica e exclusivamente racial, e com um tom denunciante. Nos ultimos anos Lee tem estado longe do sucesso critico e comercial dai que foi surpreendente que este filme tenha figurado na seleção oficial do Festival de Cannes onde foi uma das sensações com avaliações muito positivas e que resultaram no grande premio do juri. COmercialmente o filme apenas volvidos alguns meses teve a sua estreia mundial com resultados bastante positivos e longe dos insucessos que Lee tinha tido nos ultimos anos.
Spike Lee e sem sombra de duvida um autor mais conhecido do que propriamente os seus filmes que foram caminhando para uma baixa qualidade e que aqui tem talvez o seu melhor filme, ou pelo menos aquele que consegue ser mais original, interessante sem ter alguns dos condimentos que faz as pessoas se afastarem do cinema acusatorio de Lee. Os temas sao os mesmos o estilo de captação de imagem igual, mas o filme adota um estilo suave e descontraido que o faz sem particularmente interessante, animado, sem nunca perder a intensidade ou o foco na sua tematica de eleição.
A historia é interessante não so por ter um fundamento veridico mas por nos relatar uma operação policial de evelada complexidade num contexto de guerrilha racial, Muitos poderão acusar o filme de ser extremamente partidario, mas isso é um pressuposto que se tem que assumir desde logo num filme de Spike Lee, contudo o filme e divertido, curioso e original mesmo na abordagem de uma realização cheia de homenagens.
Por isso não me custa dizer que este e sem duvida um dos melhores filmes do ano até ao momento, não sabendo que sera suficiente para chegar aos prémios em virtude das suas caracteristicas algo despreendidas certo é que Lee tem aqui um dos seus melhores filmes, e acima de tudo um filme que consegue satirizar com aspetos ate ao momento dificeis de o fazer.
A historia fala de um policia afro americano que acaba por iniciar uma investigação tendo em vista entrar no interior do KKK e recolher as suas ideias para a guerra racial que se instala.
Em termos de argumento temos um filme simples com dialogos que acabam por se tornar interessantes e curiosos e personagens que mesmo não sendo propriamente originais atingem os pressupostos do filme. O tom do filme acaba por ser o maior segredo para o seu sucesso.
No que diz respeito à realização do filme podemos dizer que Lee tem um dos seus melhores trabalhos não só na contextualização temporal do filme mas acima de tudo na forma como consegue a espaços dar toque do seu estilo de realização que o torna num interessante objeto artistico.
Nao sendo um filme com um elenco muito conhecido o mesmo e extremamente funcional para os objetivos do filme David Washington tem uma interpretação baseada no estilo do seu pai Denzel, embora nos pareça que nao tenha o carisma do pai. melhor um Driver com uma das boas interpretações do ano, que mesmo numa papel simples chama a si as cenas em que entra.

O melhor - O estilo descontraido do filme.

O pior - No final Lee tem o seu tom acusatório comum, mas em menos quantidade.

Avaliação - B+

No comments: