Friday, April 13, 2018

You Were Never Really Here

Apresentado com grande sucesso no ultimo festival de Cannes, ainda que alegadamente por terminar, este filme acabou por apenas ser lançado no mercado americano ja em 2018, tendo perdido quem sabe alguma das oportunidades de lutar por premios, acima de tudo depois da grande recepção critica que teve no festival frances e da boa recepção critica de uma forma geral. Em termos comerciais o filme da Amazon teve longe de grande brilhantismo e o efeito tempo deve-o retirar na luta por premios ainda este ano.
Sobre o filme podemos dizer que nem sempre é um filme facil, demasiado pausado e centrado numa personagem que abusa dos flashbacks que ao inicio nao fazem qualquer sentido, mas com o tempo vamos começando a gostar do cru do filme quer nas sequencias de violencia ou mesmo no sofrimento constante que a personagem nos da com o seu mundo interior.
OU seja um filme que tem muitas da qualidades que por exemplo tem Driver, desde logo o silencio como uma forma de comunicar e a forma como rapidamente esse silencio da lugar a violencia fazem do filme mais que tudo um filme de impacto, que acaba por ter mais potencial pela forma simples e artistica com que e realizado, numa procura sempre das melhores imagens que nos podem dar.
E obvio que em termos de argumento o filme em si nao tem muito mais que uma historia de um vingador. nao e um filme preenchido por dialogos, alias poucas sao as palavras que a personagem principal acaba por dar, e mesmo em termos de intriga tudo ocorre da forma mais previsivel, mas a forma como e filmado leva o filme para patamares mais elevados.
A historia fala de um veterano de guerra com um passado dificil que e contratado para encontrar menores desaparecidas ate ao momento em que acaba por uma investigaçao o levar a um extremado e poderoso grupo.
Em termos de argumento nao e obviamente o forte do filme, que deixa quase tudo por dizer quer em personagens quer em dialogos, isto e pensado de forma a potenciar o estilo do filme, mas e obviamente o parente mais pobre do filme.
Sobre a realização de Ramsay podemos dizer que a sua escolha de imagens e o balanço com o silencio da todo impacto a uma realizadora de poucos filmes mas inquietantes, num filme mais trabalhado do ponto de visto de mediatismo poderia ter obtido mais reconhecimento em termos de premios.
NO cast o filme e um autentico palco para as capacidades interpretativas de um Pheonix intenso, dramatico, em catastrofe pura ou seja o seu terreno positivo, num actor que como poucos consegue preencher o ecra, principalmente neste tipo de personagens mais sombrias.

O melhor - A dupla ator realizadora

O pior - O argumento e algo simplista

Avaliação - B

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