Saturday, April 07, 2018

The Commuter


Liam Neeson e Collet Serra já são um par comum no cinema, actor e realizador ja fizeram diversas colaborações em cinema de açao imediato um genero que nos ultimos tempos tornou Liam Neeson num actor de bilheteiras mais do que propriamente um ator de valor critico. Nesta nova reunião os resultados criticos foram medianos, melhores do que a maior parte das anteriores, sendo que comercialmente o valor de Neeson ja teve mais elevado talvez pela repetiçao constante da formula.
SObre o filme eu confesso que destas unioes entre o actor e a o realizador quase nada surgiu de particularmente interessante sendo filme repetidos mudando o espaço e mesmo aqui por vezes so muda o meio de transporte. Talvez por isso acho que os filmes sao demasiado obvios e mais que isso quase so existem para potenciar um numero de lutas para o actor e mesmo essas neste caso nem sempre filmadas da melhor maneira.
E isto e pena para um actor com alguma intensidade como Neeson que repete papeis em filmes claramente de baixa qualidade que neste caso nem nas sequencias de ação e particularmente famoso. Podemos aqui perceber que temos um enredo mais trabalhado numa conspiração maior mas no final temos mais do mesmo, numa separaçao entre bons e maus e um happy ending natural que faz deste filme um muito discreto filme de açao.
Mas prontos quer Neeson quer Serra ja tem o sem registo, num cinema de desgaste rapido para massas que gostam de filmes de açao simples, que se esquecem dias depois. Parece sinceramente que comparativamente com outros este ainda acaba por ser ligeiramente mais pobre porque mesmo as sequencias de açao para um filme de grande estudio nao sao particularmente bem realizadas.
A historia fala de um homem de negocios ex policia que depois de ser despedido ve-se metido num comboio onde tem que identificar uma testemunha caso contrario as pessoas com quem interage diariamente neste caminho acabam por morrer, ou mesmo a sua familia, numa teoria da conspiraçao.
O argumento tenta ir mais longe e ser mais trabalhado do que outros filmes de Neeson mas acaba por nao funcionar, o emaranhado de personagens e acima de tudo de avanços e recuos acaba por nunca ser potenciados e o filme e um simples e fraco filme de açao.
Serra e um realizador que assume ser de açao normalmente com Neeson torna os filmes demasiado obvios e dependentes das sequencias de luta, algo que no filme anterior que fez sem o actor acabou por ir mais longe. Aqui tem talvez o seu pior trabalho pois existe sequencias mal trabalhadas.
E pena que Neeson agora seja isto, um corpo grande disposto para sequencias de luta e pouco mais, aqui o piloto automatico. nos secundarios pouco aproveitamente de Farmiga e Wilson.

O melhor - Devido ao numero de unioes entre realizador e actor todos sabemos para onde vamos.

O pior - Mas nao vamos longe

Avaliação - D+


No comments: