Monday, April 16, 2018

The Hurricane Heist

Filmes catastrofe foram moda durante muitos anos mas após a febre tornaram-se quase em exclusivo filmes de serie B com a exploração dos efeitos especiais em exclusivo sob a forma de digital. Este filme que nos trazia o realizador que deu origem ao primeiro Fast and Furious e uma mistura entre um filme de assaltos e catastrofe acabou por de uma forma esperada ser mal recebido pela critica com avaliações essencialmente negativas. No que diz respeito a resposta de bilheteira do filme um autentico desastre com resultados mais tipicos de filme serie B.
Sobre a historia desde logo podemos por começar a sublinhar que uma tempestade e um assalto não só e uma mistura sem qualquer tipo de sentido bem como tendo em conta a dimensão da tempestade e um acto de estupidez que passa do argumento para os personagens. Perante isto o filme nunca consegue ultrapassar este facto tão estapafurdio e sem sentido que acaba por levar  consigo todas as outras decisões do filme como o estratagema que envolve toda a gente, a forma como rapidamente as aguas sao as mais agressivas do mundo como uma piscina de lazer, enfim um autentico disparate em todos os sentidos.
Mas em termos de forma o filme nao falha apenas naquilo que acima referimos como cai no cliche emocional da busca do passado, na forma como Kebbel nos tras um sotaque redneck sem qualquer tipo de sentido, na forma como sem em momento algum ser trabalhado o casal protagonista cria uma ligaçao tal que volvidas duas horas um ja morre pelo outro, enfim uma sequencia de disparates que em muito tempo nao se via num cinema de distribuição wide.
Hollywood por vezes cai nesta formula de dinheiro facil, pensando que o digital e os efeitos podem ultrapassar qualquer buraco narrativo, contudo em filmes como este, em que o burado e da dimensão da tempestade que querem dar ao filme o resultado acaba por ser em toda a linha absurdo.
A historia fala de um jovem metereologista com um passado traumatico que se vê envolvido numa nova tempestade onde tem que ajudar uma agente federal a impedir um roubo de milhoes orquestrado por um grupo criminoso.
Em termos de argumento para alem das bases do filme em momento algum combinarem, mesmo no detalhe de personagens, intriga e dialogos o filme é totalmente absurdo e quando e assim não existe efeitos ou realizaçao que o safe.
Na realização Cohen é um expert realizador de filmes de ação contudo atualmente longe do sucesso dos seus primeiros tempos. Aqui nota-se cansaço na forma como não consegue dar qualquer roupagem diferenciadora ao filme, numa fase clara de desaceleração.
No cast Kebbel sofre obviamente de um sotaque sem qualquer tipo de sentido, e que acaba por danificar toda a personagem. Grace está longe de ser uma actriz de topo ou ter força para sustentar um filme de ação.

O melhor - Os efeitos especiais são eficazes

O pior - Tudo nao fazer sentido algum

Avaliação - D-

No comments: