Monday, April 25, 2016

Risen

Quando foi anunciado que o experiente realizador Kevin Reynolds iria lançar um filme sobre a ressurreição de cristo sob o ponto de vista de uma personagem sem fé catolica, pensei que por um lado teriamos um filme totalmente massacrado pela religiao catolica mas talvez um filme interessante sobre a historia em si. Quando o filme foi lançado com uma mediania critica que ate nem e comum em Reynolds normalmente um mal amado fiquei algo surpreso, comercialmente um filme sobre religiao lançado proximo da pascoa permite sempre resultados minimos.
Risen e um filme com duas partes completamente diferentes, uma fase inicial interessante com uma prespetiva diferente de tudo que conhecemos. A duvida lançada sobre o que realmente aconteceu os dois lados da moeda relativamente a um facto concreto a ressurreição de cristo, e nesse momento o filme e interessante dando o argumento que quem acreditava mas tambem de quem duvidava sempre do ponto de vista de um cetico, dai que os primeiros 40 minutos não so abordam de uma forma consistente o facto mas acima de tudo consegue ser inteligente em todas as sequencias criadas.
Mas este inicio de bom cinema cai facilmente na sua fase final pelo filmes de pouca profundidade narrativa e quase simplistas que se limitam a dar os momentos conhecidos presentes na biblia. A personagem central deixa de existir para termos recortes e novas formas de imagens de sequencias que já conhecemos e que por diversas vezes já vimos no cinema. Este facto acaba por tirar ao filme alguma força, alguma diferença tornando-o em mais um filme sobre a religiao igual a muitos outros que na mesma altura sao lançados.
E é pena porque a ideia inicial e o inicio do filme faziam expetivar um filme diferente para melhor, talvez mais polemico e comercialmente mais suicida mas ao mesmo tempo e no risco que muitos filmes ficam na historia e parece claro que este filme tinha as bases para ser um filme bem mais marcante do que aquilo que no final se traduz para pena minha e de todos aqueles que com a excepção da forma diferente de Gibson realizar a Paixao de Cristo ainda esperam um grande filme sobre esta historia.
O filme fala sobre a ressurreiçao de cristo e a forma como a mesma foi prespetivada por um militar romano ao qual foi atribuida a missao de perceber o que realmente tinha acontecido com o cadaver de Jesus.
O argumento parte de uma premissa interessante e que poderia dar grande liberdade narrativa ao filme, ao quebrar com o lado estatico da biblia. Pena e que o filme tenha medo do risco e rapidamente se una aquilo que esta escrito na historia que todos conhecemos e que va perdendo todas as virtudes criadas no inicio para ser o telegrafo de todos os filmes sobre esta tematica.
Reynolds e um realizador experiente principalmente em filmes de epoca e de batalhas. Depois de dez anos ausente este regresso foi mais uma forma tradicional de realizador que ele sempre pautou com serenidade e experiencia de alguem que sempre foi um mal amado pela sua forma simplista de pouco risco que pautou sempre os seus filmes.
No cast pouco ou nenhum brilho de estrela Fiennes mais novo e um actor claramente com recursos mas pouco mediatico e parece sempre apagado num papel que não se define. Por outro lado Felton parece-me mais forte, com mais recursos e no futuro com um bom papel podera ser um valor seguro de Hollywood pese embora ainda sem peso para ser protagonista.

O melhor – Os primeiros 40 minutos de abordar uma historia dificil de alterar

O pior – Acabar como todos os outros filmes sobre Jesus Cristo, limitado ao que a biblia diz telegraficamente


Avaliação - C

No comments: