Saturday, April 09, 2016

10 CLoverfiel Lane

JJ Abrams passou em poucos anos do senhor televisao para o senhor cinema, chegando ao ceu com o facto de ter sido o escolhido para a nova aventura do poderosissimo Star Wars e com sucesso. Pois bem pese embora esta ascensão como produtor contiua a apostar no estilo que lhe deu sucesso e no seguimento de um dos seus filmes mais modestos em termos de investimento o surpreendente cloverfield. Nesta especie de sequela sem grande paralelismo ainda conseguiu melhor resultado critico algo que já tinha obtido no primeiro filme, mesmo que comercialmente o filme tenha sido ligeiramente mais modesto.
Sobre este filme, e sendo eu um fa claro do primeiro filme, penso que o facto de existir o primeiro e sabermos os principios do primeiro filme condiciona a forma como tudo acontece e como nos surpreende ou não neste segundo filme, o que causa desde logo bem menos impacto e num filme que depende muito deste segmento podemos dizer que isso claramente não permite que o filme, mesmo totalmente diferente seja comparado com o primeiro e saia naturalmente a perder.
Sobre o resto e um filme interessante bem montado na forma como cria suspense em volta de tudo que o filme tem, na dualidade de pensamento que cada cena e pensada para nos fazer transitar de lado para lado sobre a forma como tudo esta a acontecer, a intensidade a forma como o filme passa de momentos mais tensos para outos mais soltos, tudo no filme e no espaço do mesmo tem ingredientes para funcionar e funciona principalmente na forma como facilmente leva as suas personagens ao limite.
Por isso num genero nem sempre bem trabalhado temos aqui uma boa possibilidade de saga, com filmes diferentes que principalmente na forma de se conseberem acabam por ter resultados diferentes com perda para este segundo filme, que e obviamente de menor impacto, mesmo que ate possa ser um filme tecnicamente em todos os parametros bem melhor feitos. O problema e que usar o nome Cloverfield no aspeto comercial acaba por lhe retirar muito do impacto que o filme e o seu final poderia ter.
A historia fala de tres pessoas que se encontram fechadas num bunker por uma delas, que refere estar a ocorrer um ataque na terra pelo que para sobreviverem terao de continuar naquele espaço, contudo tudo começa a ser duvidoso quando o comportamento deste homem deixa de ser consistente com toda a sua teoria.
O argumento e interessante a forma como consegue jogar com o enigma do filme dando pistas sucessivas para ambos os lados favorece a forma como o espetador mais vazio sobre Cloverfield reage ao filme, poderia ser por vezes mais intenso nos dialogos.
A realizaçao a cargo de um quase inexperiente realizador não sento tao vistosa como a de Matt Reeves e tambem uma realiaçao mais facil mais objetiva mais escura e isso acaba por dar ao filme um lado mais indie que lhe roupa bem. Pese embora tal facto parece-me que não e tao marcante quanto o primeiro filme nesta tarefa.
O cast e curto, tres actores que não me parecem no caso dos mais jovens muito bem escolhidos, Winstead e uma actriz de terror nem sempre com grande carisma e o filme sente isso, com outra actriz a prestaçao poderia ter mais nivel, principalmente quando tem de combater com um Goodman no melhor da sua carreira

O melhor – O impacto emocional nas sequencias do subsolo e as duvidas que nos deixam.

O pior – Termos assistido ao primeiro e sabermos o que la acontece.


Avaliação - B-

No comments: