Friday, April 01, 2016

Norm of the North

Quando um filme, mesmo de animaçao vê a sua estreia adiada quase seis anos, é mais que indicio que as coisas não podiam ter corrido bem, pela falta de confiança nao so do estudio que o produziu mas acima de tudo de todos os que queriam distribuir. Dai que nao foi supresa o desastre critico que o filme se tornou, existindo mesmo o rumor que as unicas criticas positivas que o filme tem, foram escritas pelas pessoas que fizeram parte do projecto. Comercialmente e depois desta recepçao pouco havia a fazer ainda mais quando o filme estreou no sempre complicado mes de Janeiro, dai que so podia ser a continuação do desastre.
Sobre o filme, desde logo não sou eu que vou conseguir escrever uma boa critica sobre o filme, porque obviamente ele tem diversos problemas desde logo ser demasiado "goofy" na personagem na forma como tudo e facil de explicar mesmo quando coloca um urso polar que fala do seio de Nova Iorque, e acima de tudo na forma como quer dar uma mensagem positiva e atual, num contexto que nunca consegue criar de simbiose entre humanos e animais. Alias nesta relaçao o filme e totalmente indefinido ora colocando em polos opostos como em grandes aliados.
E nao tendo um argumento bem montado, poderia resultar a graça mas o filme nunca consegue e penso mesmo que nunca pensou nisso, num humor demasiado fisico em personagens demasiado barulhentas torna o filme dificil de ver, mesmo que a facilidade do argumento torne tudo simples, e os momentos musicais com temas da atualidade permitam que o filme passe rapido. O unico ponto que o filme pode funcionar e nos seus ratos articos e a forma como eles por vezes fazem um humor relacionado com diversas tematicas.
Mas com tantos defeitos e nao sendo um filme que seja totalmente horrivel em termos de produçao a razao desta negaçao pelo filme quando outros foram do mesmo nivel baixo, eu confesso que nao sei, sendo obviamente um filme de animaçao com muitos problemas e debilidades existem outros ao mesmo nivel que resisitiram melhor, a escolha das vozes pode ter sido importante porque tambem ai as coisas estao longe de funcionar.
A historia fala de um urso polar que se ve nos EUA com o objetivo de impedir que um estranho magnata construa casas no artico e assim acabe com a forma de vida dos animais que vivem naquele continente.
O argumento e fraquinho, muito basico em estrutura, muito simples em quase todos os seus procedimentos, muitas das vezes sem graça e previsivel. A mensagem que ate poderia ter algum impacto e pouco trabalhada e isso faz com que esse impacto nao seja o que o filme queria.
Em termos produtivos mesmo tendo espaço para mais principalmente na forma como da Nova Iorque e um filme com alguns meios com algum rigor na construçao dos bonecos, e isso nem sempre esta ao alcance de produtoras menores.
No cast de vozes Schneider e um actor fraco e a sua intepretaçao como protagonista nao poderia ser nunca brilhante, e isso acaba por prejudicar e muito o filme, ja que lhe falta emoçao, força e carisma. nos restantes pouco a apontar pois e mais gritos do que vozes.

O melhor - Nao ser um filme que nao se consiga ver como as criticas o definiram

O pior - Mas continua a ser fraco

Avaliação - C-

No comments: