Thursday, March 05, 2015

The Salvation

Os Western foram um genero que durante anos tiveram particular destaque no cinema de hollywood, contudo nos ultimos anos apenas a espaço tem conseguido algumas obras recolher algum consenso, sendo normalmente as mais aclamadas aquelas mais pequenas de autor que por vezes surgem em lançamentos esporadicos. Em 2014 um desses filmes foi "The Salvation" um Western puro com uma realizaçao tipicamente europeia, que criticamente ate acabou por passar com nota positiva mas que comercialmente principalmente nos EUA foi um autentico desastre e nao so por problemas de distribuição.
Sobre o filme, o principal problema dos Western de hoje em dia e que o contexto que os caracteriza de violencia é muito distante do espetador comum, dai que e necessario mais do que propriamente juntar num curto espaço de terreno com muita terra uma serie de personagens com mau aspeto e brutas e deixar lutar pelo poder. Pois bem se no argumento o filme nao e mais do que isto na forma de realizaçao este filme tem merito, por arriscar numa fotografia mais trabalhada, em planos mais europeus, que nos da no final um filme mais estetico do que narrativo, e isso acaba por marcar a diferença que em termos de historia e um filme igual a tantos outros de vingança contra vingança.
Alias em termos narrativos estamos perante um filme preguiçoso onde o vilao e muito mau, e o heroi parece saido de um filme da disney que apenas muda para salvar a sua pele. Claro que depois surgem os tipicos cenarios de tortura de carne para canhão para o final esperado, sendo narrativamente um filme com excesso de previsibilidade, e que joga com dose moderada de violencia.
Por isso temos aqui um western que segue os passos gerais do genero e que apenas tem como elemento diferenciador algum arrojo na forma como é realizar muito á custa de uma fotografia com caracter de autor que mesmo assim é muito mais saliente na fase inicial do filme do que propriamente na sua conclusao
A historia fala de um emigrante integrado numa comunidade que ve chegar ate si, a sua esposa e filho, ainda no caminho de casa a primeira e violada e ambos mortos por o irmão do temivel lider do gang e "dono" da aldeia onde vive, e que nao reage da melhor forma ao facto do protagonista acabar por lhe matar o seu familiar, começando um jogo de caça ao homem.
O argumento e simplista em todos os aspectos na forma como apenas se limita a dar uma historia de western standar, á falta de dialogos ou preocupação em caracterizar profundamente qualquer personagem, nao sendo pelo argumento que o filme ganha qualquer tipo de destaque.
A realização e interessante principalmente na boa combinação que consegue com a fotografia, numa fase inicial com excelente imagem, o filme tem aqui o seu elemento mais diferenciador e mais cativante.
No cast Mikelson e bom actor e ja o provou em diferentes circunstancias se é bom para heroi protagonista, ja tenho mais dificuldade em assumir, o seu lado de vilao é superior ao de boa pessoa e isso acaba por dar sempre um lado sinistro a uma personagem que nao o tem, o lado contrario Dean Morgan, peca pelo contrario pese embora a sua persoangem seja do pior que vimos nos ultimos tempos, parece sempre ter um lado positivo de redençao que nao fortalece a convicção da sua personagem.

O melhor - A conjugação da realização e fotografia

O pior - O argumento standart.

Avaliação - C+

No comments: