Saturday, March 28, 2015

Cinderella

2015 marca uma nova era no cinema dos estudios Disney, a aposta de simplesmente e sem grandes adaptações levar ao ecra com imagem real os seus mais conhecidos filmes de animaçao. Podemos dizer que o arranque foi o ano passado com Malefica, mas o lado mais tradicional e mais fiel aos contos foi este ano com Cinderela. Os resultados comerciais e mesmo criticos favorecem a aposta pois em ambos os resultados para o estudio foram positivos como parece que vai seguir os proximos filmes principalmente Bela e o Monstro.
Cinderela e um filme para os mais pequenos e nisto a Disney não muda o seu target por ser em imagem real, dai que temos um filme obvio previsivel, onde o mais destaque e o maior risco esta nos efeitos especiais, escolhas de actores e nos cenarios. Mas como estamos a falar da disney o primeiros e o ultimo estava garantigo.
De resto facil de gostar para quem ama o cinema tradicional e a magia dos contos de fadas, um pouco enfadonho para quem gosta de algo diferente. Indiscutivel e o valor da produçao, a forma como a tudo e tratado com fidelidade a historia disney e ao seu ambiente de princesar e viloes, num filme colorido para toda familia, o que nem sempre tem sido facil de fazer.
Mesmo assim parece-nos que esta era da Disney e um pouco de dinheiro facil em pouco risco, esperemos e que tal seja investido em outros projectos mais arriscados, que façam por si so historia e não se limitem a replicar o já conhecido, porque ai a magia do cinema torna-se obvia.
A historia e a conhecida da Cinderla, uma jovem orfa que fica ao cuidado de sua madrasta e tranforma-se em criada desta e das suas duas filhas. Ate que o princepe faz um baile para arranjar mulher e se apaixona pela criada entretanto modficada pela fada madrinha, de resto já todos sabemos.
Um argumento que promete fidelidade a uma das historias mais conhecidas de sempre, sofre de um mal, previsibilidade, poderia haver algum risco nos promenores mas o filme, não o quer fazer, dai que em termos de argumento em si, o filme é do mais basico que se podia esperar.
O melhor do filme esta na realizaçao Branaghan não era um realizador obvio, mas tornou-se na forma com que conseguiu dar a cada adpontamento do filme, a sensibilidade e o gosto requerido, nos planos nos espaços, na formula na cor, tudo e aquilo que pensamos ver na historia, mesmo sem grandes dotes artisticos e um filme que preenche totalmente o que já tinhamos imaginado e isso é uma mais valia.
No cast a aposta para dupla central vem das series, Lyli James, é uma escolha estetica para Cinderela já que o filme não exige muito mais, podemos dizer que cumpre, algo que não seria dificil já que a unica exigencia e ficar bem nos vestidos bons ou maus, ao seu lado Madden, parece querer trazer alguns adeptos de guerra dos tronos, contudo sabemos a distancia entre os adeptos de ambas as historias. Aqui tambem não e para ele o maior risco do filme, que acaba por ser para Blanchet, a figura de proa do filme e aquela que naturalmente tem maior destaque, pese embora personifique em demasia, para uma actriz do seu valor os tiques dos filmes de animaçao

O melhor – A realização e o sentido estetico global do filme.

O pior – Ser aquilo que toda a gente espera que seja


Avaliação - C+

No comments: