Wednesday, March 04, 2015

The Loft

Em seis anos este é a terceira abordagem de "THE LOFT" um filme que teve origem no cinema holandês, sendo aqui a primeiro nos EUA. O mais estranho de tudo é que esta ultima incursão apenas surgiu em 2014 mas foi filmada em 2011, e so atrasos na montagem e distribuição fizeram o espaço ser maior que cinco anos entre os tres filmes. O resultado ao contradio dos seus antecessorios foi negativo, em termos criticos as avaliações foram bastante nefastas para o filme, e comercialmente a pouca expansao do filme quase nao o permitiu existir em volume comercial.
No que concerne ao filme, e desde logo sublinhando que este foi o meu primeiro contacto com o filme, ja que nunca vi os seus antecessores, digo que fiquei surpreendido pela positiva, principalmente depois das avaliaçoes lidas sobre o filme. Mas e obvio que tratando-se de um filme puzzle e de intriga policial caso o fim seja o mesmo em todos os filmes, nada mais o filme ter a mostrar do que isso.
Mas analisando o filme em si e esquecendo o que tudo antecedeu, temos um bom filme puzzle de junçao das peças que nos vai dando, daqueles filmes simples, de quem matou quem, mas que nos prende aos poucos principalmente quando nos vai dando aos poucos os misterios em torno de cada personagem. É obvio que nem tudo tem logico ou coerencia e que muitas vezes pensamos no nó de "WILD THINGS" mas que nos prende ao banco e esse e o objetivo maior la isso prende.
Mas o que funciona menos bem no filme, os executantes e o cliche das personagens num filme misterio estas deveriam ser mais trabalhadas, mais estranhas, o espaço e a realização deveriam ser mais arrojadas mais esteticas pois penso que este argumento com outra roupagem poderia e deveria ter sido bem mais valorizado.
A historia e intrigante, um grupo de cinco amigos, decide ficar com um loft para encontros extra conjugais, contudo de repente uma mulher despida e morta acaba por ser encontrada na cama deste apartamento colocando um jogo do confia e desconfia entre todos os utilizadores daquele espaço.
O argumento e simples, mas monta uma historia de suspense completo, principalmente na forma como vai dando as pistas. Podemos dizer que nunca achamos estar completamente convencidos com o que nos vai sendo dado, e temos razão para nao o estar ja que o filme, vai tirando diversas mascaras. Nao sendo um poço de originalidade era daqueles filmes cujo o argumento pode ser uma boa base para um bom filme.
Na realização o original do filme numa adaptaçao para os EUA para uma maior abrangencia da obra. Mas o que parece foi que o realizador com mais meios, teve medo de dar uma linhagem mais estetica ao filme e quando assim o é, parece obviamente que perdeu uma grande oportunidade para se fazer vincar mundialmente.
O cast parece claramente o lado mais pobre do filme, uma serie de actores serie B mais conhecidos do que propriamente eficazes cumprem mas com pouco brilhantismo um filme que poderia ser mais forte com outros executantes. Do lado negativo claramente Miller sem a chama que o vimos em Prison break e mais que isso Mardsen um actor que vem demonstrando filme apos filme as suas limitaçoes. Em melhor plano Shoenaearts e em alguns pontos Urban

O melhor - O argumento

O pior - Não existir a preocupação em dar algum brilho estetico a um bom argumento

Avaliação - C+

No comments: