Monday, March 02, 2015

Everly

Salma Hayek ganhou notoriedade num cinema de Robert Rodriguez, dai que a sua passagem por autores que tem em Rodriguez a sua influencia seja algo normal. Um desses realizador é Joe Lynch principalmente neste filme, com muito sangue. Everlyn e esse tipo de cinema feito por um realizador menos conceituado e com menos convicção daquilo que realmente é este tipo de cinema. Os resultados comerciais e criticos do filme foram um desastre de um realizador que ao longo do tempo vai colecionando resultados muito bons, em diferentes tipos de avaliaçao.
Sobre o filme, Everlyn tem claramente as influencias mais comuns na vanguarda do cinema actual, como Tarantino ou Rodriguez, num filme agressivo, gratuitamente violento, muito sangue, algumas influencias orientais e acima de tudo uma fotografia como se de um cartoon manga se tratasse.
Mas o que falta a este filme para ser aquilo que os outros sao, desde logo o argumento e a riqueza dos dialogos, aqui quase so temos meia duzia de palavroes ditos em diversas direcção e pouco mais, quase nao temos personagens, nao sabemos de onde vem e para onde vai, e quando assim o é o filme acaba por nada ter de particularmente destacavel para o cinema moderno.
Do lado positivo a boa forma fisica de Hayek, que da carisma a personagem enfrentando um batalhão de rivais, mas que na essencia este filme e quase tao limitado como um jogo de computador tipo in our face, ou seja violencia em si e pouco mais.
A historia fala de uma prostituta escravizada pela mafia oriental que decide tentar reconquistar a sua liberdade matando tudo que tenta fazer frente à sua obsessão e tornar a sua filha menor livre de todos os perigos.
O argumento e simplicimo, ou seja poucos dialogos muita agressividade gratuita, poucas falas e previsibilidade ao maximo, aos poucos sabemos perfeitamente como tudo vai acabar so nao sabemos da forma como as personagens principalmente as mais importantes vao morrer.
Joe Lynch e um realizador arrojado ja o tinha sido no seu filme anterior Knights of Badassdom, nas historias na forma como o filme e transmitido, mas falta alguma coisa na concretização das suas ideias. Tudo parece demasiado estranho, e quando assim o é, precisa de coerencia para fazer resultar.
No cast Hayek e uma estrela de acção pela prontidao fisica intensidade interpretativa, e o filme nao exige mais nem a si nem a qualquer secundario que simplesmente entram no filme para morrer e quanto mais violentamente melhor.

O melhor - Alguns apontamentos de realizaçao

O pior - A falta da concretização de uma ideia que valia mais


Avaliação - C-

No comments: