Saturday, September 20, 2014

The Giver

Quando este Thriller futorista foi anunciado o facto de no mesmo estarem presentes dois consagrados como Jeff Bridges e acima de tudo Merly Streep para alem da realizaçao de Phillip Noyce, o cinema esperou um filme de primeira linha para chamar a si tantas pessoas conhecidas. Pese embora este facto as primeiras avaliaçoes criticas não foram deslubrantes entrando na medina de um filme para o grande publico, que contudo não se tornou o sucesso que muitos esperavam, com resultados desapontantes para um filme com claro objectivo de ser para o grande publico.
E facil reconhecer quais as dificuldades que o filme sente para ser para o grande publico, pois bem dentro de um registo muito semelhante a Divergente, Hunger Games, entre outros o certo e que a este filme falta aquilo que os outros tem em dose triplica que e acção, intensidade ritmo, aqui temos mais filosofia, um filme mais adulto mas mais e muito mais aborrecido, que faz com que o sucesso de ambos seja totalmente distante.
Pese embora o filme ser muito mais narrativo do que propriamente um blockbuster existe pontos que devemos valorizar, desde logo a cultura cientifica, o entrar num conjunto de filmes que hipotiza sobre o futuro, e mais que isso, o facto de arriscar principalmente na realizaçao, que dao uma abordagem original sobre um filme que nem sempre o consegue ser.
Ou seja temos um filme antagonico, se por um lado e facil reconhecer que o filme nunca tem um verdadeiro climax e que filme nenhum resista a esta falta pelo menor de uma forma tao clara como esta, principalmente comercialmente, por outro lado parece um filme maduro, que não cai nas obrigações do filme de estudio este ponto deixa alguma liberdade artistica quer no argumento mas principalmente na realizaçao interessantes.
A historia fala de Jonas um jovem numa sociedade onde tudo e planeado e os sentimentos não existe, contudo ele e escolhido para receber as memorias pagadas do passado da humanidade que o vai conduzir a incapacidade de residir no mundo onde esta inserido.
O argumento e interessante mas nem sempre e bem potenciado, e principalmente neste caso concluido, a premissa e bom, e bem desenhado, mas nas opçoes narrativas para as personagens e algo frouxo, peca ainda mais no final ao querer demasiado abrir o jogo para uma sequela que provavelmente em face dos resultados do filme não ira surgir.
Noyce e um veterano nos filmes de acção e Thriller e neste filme quer entrar na ficçao cientifica e consegue ter merito, pela originalidade da realizaçao que o diferencia dos tarefeiros mesmo aqueles mais experientes, não se encontra na melhor fase da sua carreira mas consegue sobreviver a fracassos, vamos ver se resiste a mais um.
No cast ter Bridges e Streep e um background de luxo, que permitia que o protagonista do filme não tivesse tanto peso sobre si, contudo o jovem australiano Thwaities tem sido uma das revelaçoes do ano, em filmes de ficção já tinha surpreendido em The Signal e aqui demonstra mais que tudo carisma para liderar um filme de hollywood de grande dimensao e todos sabem o quanto isso e dificil.

O melhor – A liberdade creativa em diferentes vectores do filme.

O pior – A falta de climax


Avaliação - C+

No comments: