Sunday, September 07, 2014

How to Train a Dragon 2

Quatro anos depois da 20 Century Fox em conjugação com a Dreamworks conseguir mais um sucesso critico e comercial no mundo da animaçao com uma historia de Vikings e Dragões eis que surge a natural sequela. E é conhecido que nem sempre o segundo filme consegue o sucesso do primeiro, dai que é de valorizar que este segundo filme tenha conseguido novamente um bom valor critica com avaliaçoes muito positivas o que nao tem sido comum em filmes de animaçao ultimamente mas tambem comercialmente principalmente fora dos EUA onde ultrapassou em larga escala o resultado conseguido pelo primeiro sendo ja um dos maiores sucessos do ano.
Sobre o filme desde logo confesso que pese embora consiga perceber as virtudes do primeiro filme o mesmo nao foi dos meus preferidos no que diz respeito a animaçao principalmente por ser demasiada acçao e conteudo bastante limitado. Neste seguindo filme o estilo continua temos um filme essencialmente de acçao com elevado ritmo, com uma diferenciaçao entre bons e maus, que por um lado faz com que o filme nao seja arriscado mas por outro mantem fieis os adeptos do primeiro filme.
Contudo existe pontos em que ganha e ooutros em que perde para o primeiro filme, desde logo a imprevisibilidade esta mais presente nao cai na facilidade da historia cliche, arrisca no destino das personagens e isso parece obviamente um bom esforço para um filme como este. Tambem em termos produtivos e clara a evoluçao principalmente no realismo de alguns aspectos fisicos das personagens com particular destaque para as expressoes faciais.
Do lado negativo menos pedagogia do que no primeiro filme e mais acçao por si so, percebendo-se que foi um filme que cresceu e entao acaba por tirar os dividendos naturais de tentar fazer vincar mais as sequencias de acçao, o que tornam o filme com ritmo mas algo monotono tendo em conta a sua larga duraçao
A historia fala das mesmas personagens do primeiro filme ja em perfeita conjugaçao entre vikings e dragoes que sofrem um ataque no seu equilibrio pela chegada de um grande caçador de dragoes que vai tentar mais que extreminar domar esta especie.
O argumento nao e rebuscado nem um poço de creatividade como o primeiro ja nao era, usa humor simples sem grande eficacia mas consegue acima de tudo ter o seu principal trunfo no risco de destino de personagens mesmo que os fas podecem ficar algo desiludidos.
A produçao esta obviamente bem melhor do que no primeiro filme tem boas sequencias e parece ter chegado a primeira divisao da animaçao o que o priemeiro filme nao tinha conseguido, com os exageros e fisionomias do primeiro filme
No cast de vozes que ja tinha sido um trunfo do primeiro filme mantem-se Baruchel é perfeito na iquietação da personagem central, Butler domina todas as cenas, e ainda da uma perninha musical, e Blanchet e Hounsou acabam por ser retoques de luxo a um dos filmes que melhor sabe utilizar o seu cast de vozes.

O melhor - A expressao facial de cada personagem

O pior - Nao ser um filme tao pedagogico quando o primeiro

Avaliação - B-

No comments: