Tuesday, September 30, 2014

Sin City: A Dame to Kill For

Nove anos depois da novela grafica de Frank Miller com o apoio de Robert Rodriguez, ter surpreendido meio mundo com o seu cast e mais que isso com a sua forma de realizar como se de um comic book se tratasse eis que surge a sua mais que esperada sequela aos quais as expectativas estavam elevadas. Logo apos as primeiras visualizaçoes percebeu se que o sucesso não iria ser semelhante criticamente com avaliaçoes claramente mais negativas e por ligaçao comercialmente onde se tornou rapidamente num floop claro de um ano que ate ao momento estava a ser minimamente previsivel
Sobre o filme podemos dizer desde logo que tinhamos saudades na abordage de Frank Miller e no seu mundo naquela cidade, e da sua forma de realizar e fotografia sem comparaçao e por isso o filme desde logo começa por valer a pena. Contudo em termos de historia e mesmo de alguns efeitos ou originalidade destes temos obviamente um filme pior, principalmente porque os dialogos perdem a qualidade de outros tempos, porque o fio narrativo e claramente mais interessante e porque e ligeiramente mais correcto do que o primeiro filme.
Contudo não e facil de entendes a divergencia de avaliaçoes entre os filmes, desde logo porque o principio esta la, as personagens não divergem muito podemos ter quem sabe demasiadas ligaçoes ao primeiro filme mas isso e obvio principalmente quando o primeiro filme foi um sucesso.
Enfim um filme interessante para quem gostou do primeiro e resite a tentaçao de seguir as criticas, e claramente inferior ao primeiro filme narrativamente mas no primeiro filme não seria isso tambem o ponto mais interessante mas sim o grafismo do filme, uma obra de arte e principalmente algumas personagens. Sim falta o dedo de Tarantino.
A historia segue algumas personagens de Sin City o rebelde Marv, a vingança de Sandy, e a definiçao de Dwight, numa cidade marcada pelo pecado e personagens no minimo estranhas.
O argumento não e brilhante principalmente comparado com o primeiro filme, falta algum elemento valorativo nos dialogos e algumas personagens mais assumidas, o unico que resiste é Marv, mas esse perde o elemento surpresa porque toda a gente já o conhece.
Na realiaçao Miller e Rodriguez voltam a suspreender por não terem perdido o jeito de um dos filmes mais originais da historia do cinema e obvio que não há inovaçao relativamente ao primeiro filme mas dificilmente era possivel o fazer.
Por fim no cast a repetiçao de papeis com uma pequena alteraçao Brolin substituiu Owen sao actores muito parecidos, embora nos pareca que Brolin tem mais dificuldades em dar o lado ternurento que a personagem carece. No melhor continua a ser com diferença Rourke na personagem que o trouxe de novo para a alta roda.

O melhor – A forma como Miller e Rodriguez criam este filme

O pior – A falta de alguns dialogos



Avaliação C+

No comments: